Topo

MMA


Orelhas 'couve-flor' atraem marias-tatame e salvam lutadores de bandidos

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 06h00

Duras, enrugadas, com formato que lembra uma couve-flor... se alguém bater o olho e vir uma orelha assim na rua, já reconhece que o dono é lutador. Mas o que poderia ser tratado como uma deformação acaba se tornando um sinal de prestígio. As orelhas representam um dos principais símbolos dos lutadores de MMA.

Na comunidade do esporte, muitos se gabam de ter a orelha ‘estourada’ e até se esforçam para ‘empedrar’ a parte do corpo nos treinos. E até quem preferiria ter uma orelha ‘convencional’, admite que há seus benefícios.

O lutador Felipe Fraim disse que já se livrou de um assalto por causa do formato de sua orelha.

“Foi uma vez, eu estava perto de casa, esbarraram na minha namorada e eu olhei pra trás, aí os moleques vieram para cima de mim. Mas viram a orelha, ficaram meio assim, aí o outro veio do meu lado e ficou olhando também. Um cutucou o outro, isso eu vi, pediram desculpas e saíram fora. Quem vai mexer com lutador, né? Ninguém é bobo”.

As orelhas couve-flor também atraem as marias-tatame. “Elas gostam. Acho que impõe respeito, elas gostam de estar do lado de um cara que tem orelha estourada. Elas falam, ‘ai.. deixa eu pegar, ver como é”, conta o lutador de MMA Thomas Almeida.

Lutador do UFC, Felipe Sertanejo se preocupou em cuidar da sua orelha com gelo e drenagens, mas ainda assim ela ficou um pouco deformada. O lutador conta que algumas meninas já ficam de olho nas orelhas.

“Tem mulher que fica com o cara por causa da orelhinha. Falar que é lutador é ímã pra maria-tatame”, disse.

Namorada de Felipe Sertanejo, a apresentadora Lucilene Caetano revela qual a verdadeira opinião das meninas sobre as orelhas. A jornalista diz que acha charmosa a orelha do amado e que transmite uma ideia de virilidade.

“A do Felipe eu acho bonitinha, eu gosto , ele se cuida, é bacana. Não vejo nenhum problema, passa a identidade do lutador, do trabalho, da profissão que ele escolheu. Passa um pouquinho de respeito. Dá um medinho nas pessoas, as pessoas dão uma olhada, veem que o cara é lutador e acabam respeitando mais”.

Apesar dos benefícios, as orelhas deformadas por causa do excesso de golpes e traumas podem causar problemas à saúde. O cirurgião plástico especialista em reconstrução de orelhas Juarez Avelar conta que a audição pode ser prejudicada.

“Pode ser prejudicial porque a orelha é uma concha que tem finalidade acústica. Em muitos casos, tem discreta perda de audição, mas tem perda”, afirmou.

Juarez explica ainda que é possível fazer uma cirurgia para corrigir o problema, mas é preciso ter cuidado com os procedimentos pós-operatórios. O paciente fica impossibilitado de fazer atividades físicas por dois meses, o que é inviável no caso de um lutador.

Ele explica como é o procedimento complicado que pode durar até cinco horas. Na operação, é retirada uma parte da cartilagem do tórax para transferir à orelha.

“Se a cartilagem estiver muito danificada, o que quase sempre acontece, tem que retirar o fragmento de cartilagem. A gente utiliza toda a pele e substitui a cartilagem interna, faz um arcabouço com uma cartilagem que é retirada do tórax. Faz um corte no tórax, tira a cartilagem e faz uma escultura na nova orelha tomando como referência a orelha oposta. Se o problema for bilateral, cabe ao cirurgião uma veia artística para fazer o desenho. A gente coloca a cartilagem por dentro da pele. Embora esteja deformada e pareça muito uma couve-flor, tem condição de corrigir e fazer uma orelha nova”, disse.