Topo

MMA


Toquinho finaliza em 31s e mantém emprego; Maldonado tem vitória vaiada

Jorge Corrêa, José Ricardo Leite e Rodrigo Farah

Do UOL, em Barueri (SP)

09/10/2013 20h55

O sacrifício valeu a pena. Rousimar Palhares, o Toquinho, mostrou nesta quarta-feira à noite que ainda tem muito a mostrar no UFC. Ameaçado de corte, o mineiro realizou sua primeira luta no peso meio-médio (77 kg) e não decepcionou: finalizou o americano Mike Pierce em apenas 31 segundos de luta e levantou a torcida do UFC Barueri.

Apontado como azarão nas casas de apostas, Toquinho entrou bastante pressionado depois de perder seus dois últimos combates com nocautes no primeiro round. Além disso, havia grande expectativa para saber como ele se adequaria ao novo peso. Mas quando chegou a hora, ele brilhou com sua melhor arma. Encaixou uma bela chave de perna e forçou a desistência do rival na luta mais rápida da noite.

“Não sei explicar em palavras o que senti. Queria agradecer todo mundo, todo mundo sabe o que já passei. Essa é a energia que eu tenho, dos meus técnicos e do Rodrigo e do Rogério que acreditaram em mim”, celebrou Toquinho, lembrando da transferência recente para a mesma equipe dos irmãos Nogueira.

Toquinho chegou a ser apontado como um dos possíveis desafiantes do cinturão dos médios no ano passado. Porém, as derrotas para Alan Belcher e Héctor Lombard rebaixaram drasticamente o status do lutador de 33 anos. Não bastasse isso, ele ainda testou positivo no exame antidoping por conta de altos níveis de testosterona e ficou quase um ano afastado do octógono.

Só que nesta quarta-feira à noite Toquinho deu a volta por cima em grande estilo e obteve sua 11ª vitória por finalização. Pior para Pierce, que vinha embalado de quatro triunfos consecutivos e se colocava como um das grandes forças dos meio-médios.

Maldonado vence, mas recebe vaias

Quando Fabio Maldonado subiu no octógono, ele repetiu aquilo que o tornou conhecido: excelente boxe intercalado com uma série de provocações ao adversário. O lutador paulista baixou a guarda, chamou o rival para o combate e até repetiu a estratégia de Anderson Silva de ficar parado na grade esperando os ataques do oponente. E apesar de vaias de alguns torcedores, fez o bastante para derrotar Joey Beltran na decisão dividida dos juízes.

O primeiro assaltou transcorreu de maneira travada. Beltran prendeu o brasileiro na grade sem causar grandes estragos, mas no fim conseguiu uma queda. Aos poucos, o sorocabano foi se soltando até começar a encaixar boas combinações no oponente. As coisas caminhavam bem para Maldonado até o fim do terceiro assalto, quando o americano se impôs com socos e uma queda, não suficiente para tirar o triunfo do atleta brasileiro.

Raphael Assunção vence apertado

No primeiro duelo do card principal, Raphael Assunção – quinto colocado no ranking dos pesos galos do UFC - levou a melhor sobre TJ Dillashaw. Depois de quase ter sido finalizado no round inicial, o pernambucano se recuperou e travou uma luta bastante disputada com o americano. No fim, os juízes acharam que o brasileiro fez o suficiente para vencer por pontos na decisão dividida.

Este foi o quinto triunfo consecutivo de Assunção desde sua estreia no peso galo em 2011. Com isso, ele se colocou como o provável desafiante do cinturão. Vale lembrar, no entanto, que o campeão Dominick Cruz e o campeão interino Renan Barão ainda devem se enfrentar em fevereiro para ver quem realmente manda na categoria. Essa luta também marcou a primeira derrota da equipe Team Alpha Male, de Dillashaw, em 2013.