Topo

MMA


Técnico manda Jones checar Lyoto 'para somar fãs' e gera polêmica

Jon Jones acerta Lyoto Machida em sua vitória por finalização no UFC 140, no Canadá - UFC/Divulgação/Getty Images
Jon Jones acerta Lyoto Machida em sua vitória por finalização no UFC 140, no Canadá Imagem: UFC/Divulgação/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/12/2011 17h27

Um acontecimento na luta principal do UFC 140, logo após a finalização de Jon Jones sobre Lyoto Machida, causou polêmica e colocou em jogo a imagem do campeão dos meio-pesados. Em um vídeo publicado na internet, é possível ouvir o técnico do lutador mandando que ele vá checar o estado do brasileiro depois do confronto. O detalhe é a frase: “vá lá somar mais alguns fãs”.

A fala de Greg Jackson, que comanda as preparações do norte-americano para os combates no UFC, foi encarada por parte dos internautas como um desrespeito e até como um símbolo de “marra” de Jones, comemorando sua vitória sem se preocupar com o estado de seu oponente. O campeão finalizou Lyoto com uma guilhotina invertida, ainda em pé, e o brasileiro desmaiou.

Devido à polêmica, Jackson veio a público se desculpar pelo ocorrido. “Eu não devia ter falado daquela maneira, não era a minha intenção”, afirmou o técnico, em entrevista ao site MMA Junkie.

“Quando eu disse ‘vá checar Lyoto’, o que queria dizer era para ele se lembrar de que é uma figura pública. Sempre há atenção em você e o que você faz, e há uma ética dentro da jaula. Ir checar o estado de seu oponente é algo que você deve fazer”, completou. “Devia ter dito: ‘Você é uma figura pública. Este é o jeito de se comportar’.”

Com a vitória deste domingo, Jones cumpriu seu maior teste no UFC. Foi a segunda defesa de cinturão - pela primeira vez em quatro anos um meio-pesado manteve o título duas vezes seguidas -, após sofrer no primeiro assalto com o bom momento de Lyoto.

Depois do combate, Jones afirmou que tinha certeza de que enfrentar um rival duro como Lyoto traria um aprendizado. O campeão disse ainda que provou aguentar a pressão de um ex-campeão, o que ele não teve na conquista do cinturão, contra Maurício Shogun, e na primeira defesa, diante de Rampage Jackson.