Topo

MMA


Chute 'Karate Kid', nocautes e tapa na cara: veja os melhores momentos de Lyoto

Lyoto comemora com bandeira vitória no UFC; neste sábado ele pode retomar o cinturão - UFC/Divulgação
Lyoto comemora com bandeira vitória no UFC; neste sábado ele pode retomar o cinturão Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/12/2011 15h00

Quando Lyoto Machida conquistou o cinturão do UFC, com nocaute sobre Rashad Evans, imaginou-se que estava aberta a “Era Machida” no evento. O futuro acabou desfazendo esta previsão, que tem nova chance de se realizar neste sábado, quando ele desafia o campeão Jon Jones, em Toronto pelo UFC 140. Mas, independentemente do resultado, o carateca brasileiro já brindou os fãs de MMA com momentos que marcaram seu nome entre os grandes da modalidade.

A ascensão do brasileiro foi vitoriosa. Mesmo pontuada por um costume bizarro - os tapas do empresário que o levou a lutar no Japão, mas como sinal de respeito -, Lyoto cresceu vitória após vitória até chegar ao UFC. No Ultimate, construiu com passos seguros uma carreira rumo ao título, com vitórias contra o ex-campeão Tito Ortiz e um nocaute impressionante sobre o compatriota Thiago Silva - no último segundo do primeiro round.

Para lembrar estes momentos, que ainda incluem a própria conquista do cinturão e seu último triunfo, com o memorável chute contra Randy Couture, o UOL Esporte separou os melhores momentos da carreira do Dragão. Assista:

UFC 129: o chute de cinema, à la Karatê Kid

Mesmo vindo de derrotas, Lyoto provou seu valor ao enfrentar o veterano ex-campeão Randy Couture no UFC 129, no Canadá. A vitória veio com um belo nocaute: um chute que lembrou o realizado pelo personagem Daniel-san em Karatê Kid, aposentando o norte-americano.

UFC 98: a conquista do título contra Rashad Evans

O ápice da carreira de Lyoto Machida chegou em 2009, quando ele lutou o UFC 98 e venceu Rashad Evans. Com um nocaute arrasador, o brasileiro conquistou o cinturão promovendo o seu caratê. Mas o seu reinado durou pouco. Lyoto venceu Shogun em luta polêmica, ainda em 2009. Na revanche contra o compatriota, no ano seguinte, acabou derrotado, perdendo o título

No Japão, empresário "estapeia" brasileiro em gesto tradicional

Empresariado por Antonio Inoki, Lyoto Machida foi para o Japão iniciar sua carreira no MMA. Em um de seus desafios no Oriente, um vídeo flagrou um momento um bocado estranho. O brasileiro foi estapeado e tomou até um soco de Inoki após um combate. Mas a imagem não passa de gesto considerado de boa sorte e fortuna e tradicional do famoso empresário e lutador. Desde os anos 80 Inoki ficou conhecido por usar a tática, que na teoria nada tem de agressiva.

UFC 94: nocaute surpreendente em compatriota

Na série de nocautes arrasadores de Lyoto, o contra o compatriota Thiago Silva é um dos destaques em sua carreira. No UFC 94, em 2009, a luta se encaminhava para o fim do primeiro round e nem os narradores esperavam o desfecho que veriam. Lyoto derrubou seu rival e, com apenas um soco, apagou Thiago no último segundo do assalto. Até o árbitro demorou alguns instantes para decidir o que fazer, mas decretou a vitória para o Dragão.

UFC 84: astro Tito Ortiz cai ante Lyoto

Nem o ex-campeão dos meio-pesados Tito Ortiz resistiu a Lyoto em seu começo de carreira. O brasileiro fez uma luta com um final inesperado. Após um raro 'knockdown' com uma joelhada no abdomen de Tito, Lyoto quase foi finalizado com um triângulo, mas se safou a tempo de garantir a vitória por pontos.