UOL Esporte Lutas
 
22/09/2010 - 14h13

Em comunicado, entidade oficializa doping e suspensão de um ano a Sonnen

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Chael Sonnen fez uma luta histórica contra Anderson Silva, no UFC 117, pelo cinturão dos pesos médios. Depois de bater no brasileiro por quatro rounds, acabou levando um triângulo no final da luta e foi derrotado em uma das maiores viradas do MMA. No último fim de semana, foi revelado o doping positivo de Sonnen.

    Chael Sonnen fez uma luta histórica contra Anderson Silva, no UFC 117, pelo cinturão dos pesos médios. Depois de bater no brasileiro por quatro rounds, acabou levando um triângulo no final da luta e foi derrotado em uma das maiores viradas do MMA. No último fim de semana, foi revelado o doping positivo de Sonnen.

Quatro dias depois de seu diretor executivo George Dodd ter revelado o caso, a Comissão Atlético da Califórnia divulgou um comunicado nesta quarta-feira oficializando o flagrante de doping de Chael Sonnen na luta contra Anderson Silva, além de confirmar a suspensão de um ano para o lutador.

O norte-americano foi pego no exame feito em uma amostra de sua urina recolhida antes do confronto épico contra o brasileiro no UFC 117, no último mês de agosto. O comunicado confirmou que foram encontrados esteroides anabolizantes que aumentam a performance do atleta.

“O uso desse tipo de substância e outros elementos banidos não são tolerados por essa comissão”, afirmou George Dodd, antes de lembrar que Sonnen tem 30 dias para entrar com um recurso contra a punição. “Agentes anabólicos colocam em risco a saúde de quem usa e de seu adversário.”

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

A Comissão Atlética do Estado da Califórnia suspendeu a licença do lutador de artes marciais mistas Chael Sonnen, depois de o mesmo ter testado positivo para esteroides, uma substância banida.

A amostra de Sonnen colhida no dia 6 de agosto [um dia antes da luta com Anderson] para o teste antidoping indicou um alto nível de T/E (testosterona para estrogênio), o que sinaliza o uso de esteroides anabolizantes. A comissão apresentou os resultados no dia 2 de setembro e pediu um segundo teste, que novamente deu positivo para a mesma substância.

A comissão recebeu o resultado do segundo teste em 14 de setembro e dois dias depois comunicou Sonnen que ele está suspendo por um ano. O atleta tem 30 dias para apelas da decisão.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host