UOL Esporte Lutas
 
12/04/2010 - 12h12

Anderson Silva é bombardeado pelo mundo da luta; Belfort implora desafio

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Anderson Silva brincou com Demian Maia no UFC 112. Provocou o rival, fez caretas. Venceu, mas não agradou. Saiu vaiado e Dana White, o presidente do UFC, disse que teve vergonha de entregar o cinturão ao campeão dos médios, que acabara de quebrar um recorde da franquia de lutas mais popular do planeta.

A reação ao jeito como o brasileiro lutou não poderia ser mais negativa. O próprio White reclamou muito do lutador. Lendas do UFC disseram que Anderson não lutou como devia. O pós-luta foi tão ruim que até mesmo Vitor Belfort, que seria o rival de Anderson se não tivesse se machucado, chegou a implorar, via Twitter, por uma chance de enfrentar o “Aranha”.

Em dois posts diferentes, ele apelou a Lorenzo Fertita, dono do UFC, e White pelo combate. O comentário foi uma resposta ao chefão do UFC, que afirmou que se a luta tivesse sido contra Belfort, o combate teria se desenvolvido de maneira diferente. Belfort não lutou em Abu Dhabi porque operou o ombro. O retorno está previsto para agosto.

WHITE: "ELE TEM DE SER COMO TYSON"

Até lá, porém, Anderson Silva terá de enfrentar um mar de criticas. Membro do hall da fama do UFC, Randy Couture não aprovou a postura do brasileiro no combate. “Odiei a luta. O que ele fez não mostrou maior capacidade. Isso ele teria mostrado se tivesse entrado no ringue e destruído seu adversário”, afirmou, ao ser questionado sobre a facilidade do campeão nos dois primeiros rounds.

Frank Mir, ex-campeão dos pesados, foi no mesmo caminho: “Estou chocado. E se você assistir ao UFC 112 vai saber porque”. Para Shane Carwin, a luta foi chata. “Se quiser que Silva seja desafiado, coloque-o contra Nate (Marquardt, que já foi derrotado pelo brasileiro)”.

Rolles Gracie, que lutou uma vez no UFC e acabou tendo seu contrato rescindido, elogiou muito Demian Maia. “Assisti novamente à luta e Demian lutou por cinco rounds em pé e Anderson não conseguiu nocauteá-lo. Se Demian tivesse lutado por 25 minutos no chão, Anderson teria batido algumas vezes”.

AS REAÇÕES

Estou com vergonha

Dana White, sobre a luta

Estou chocado

Frank Mir, ex-campeão dos pesados

Você mostra que é bom acabando com a luta

Randy Couture, lenda do UFC

Palhaçada

Yahoo Sports, sobre a luta

Reações assim foram comuns entre as pessoas que assistiram as lutas. Dana White nem mesmo viu o final do combate. No quarto assalto, cansado das provocações de Anderson, entregou o cinturão dos médios ao empresário Ed Soares e disse que “não queria ter nada a ver com aquilo”. “Estou com vergonha. Nunca, nos 10 anos em que estou neste negócio, senti tanta vergonha”, afirmou, depois de se desculpar “pela palhaçada que foi a luta principal” entre Anderson Silva e Demian Maia.

White chegou até mesmo a sugerir que Anderson Silva pode se tornar o primeiro campeão da franquia a lutar em um card preliminar. Questionado sobre uma luta contra o canadense Georges St-Pierre, campeão dos meio-médios e considerado um dos melhores, em todos os pesos, do mundo, ele foi enfático. “Anderson não merece GSP”.

A justificativa do campeão para o jeito como lutou, provocando sempre Maia, foi simples. “Eu lutei como me preparei para lutar. Demian me desrespeitou não como profissional, mas como lutador”, afirmou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host