UOL Esporte Lutas
 
UFC/Divulgação

Recorde: Anderson Silva pode igualar recorde se vencer Maia

09/04/2010 - 07h00

UFC chega ao Oriente Médio e usa brasileiros em expansão global

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O UFC tenta ampliar cada vez mais o domínio no mundo das lutas. E um dos passos mais ousados desta expansão acontece a partir das 14h deste sábado (horário de Brasília), quando a franquia chega pela primeira vez ao Oriente Médio. O maior torneio de MMA do planeta realiza em Abu Dhabi sua 112ª edição apostando nos brasileiros para conquistar o mundo árabe. Tudo isso apoiado por um show repleto de novidades, com direito a lutas ao céu aberto e duas disputas de cinturões.

BRASILEIROS SÃO ESTRELAS DO UFC 112

  • Demian Maia: "Se eu pegar o braço ou o pescoço do Anderson, a luta vai terminar ali", avisa o lutador

  • Renzo Gracie faz sua estreia no UFC aos 43 anos para vingar a derrota do primo Royce, no UFC 60

A ida para os Emirados Árabes faz parte de uma ambiciosa estratégia de crescimento global do UFC. Depois de realizar sua primeira edição na Austrália há menos de dois meses, a franquia finalmente faz sua estreia no Oriente Médio graças à venda de 10% do torneio para a família dos sheiks Zayed Al Nahyan.

“Nunca imaginei que organizaria um evento desses nos Emirados Árabes. Tivemos muitas dificuldades para chegar aqui, mas a tendência é crescer cada vez mais. Agora temos parceiros estratégicos que com certeza nos ajudarão a chegar aonde queremos mais fácil. É assim que vamos expandir”, destacou o presidente do UFC, Dana White.

Além de promover edições em Abu Dhabi e Austrália, a entidade já se programa para chegar a dois novos destinos: Afeganistão e China. O primeiro será realizado até o fim do ano, em uma espécie de show para as tropas norte-americanas no país. Já o segundo evento, sem previsão para acontecer, seria recheado de atletas campeões para quebrar os recordes no pay-per-view (PPV).

“Queremos promover um evento no Afeganistão em alguns meses para ajudar os soldados da melhor forma possível. Também trabalhamos para ir à China e isso vai acontecer rápido, mais cedo do que todos imaginam”, completou White, sem revelar qualquer data.

A expansão do UFC, no entanto, não se limita somente à procura por novos destinos. A entidade também planeja novidades para as lutas em si, como a realização de edições em estádios de futebol e beisebol. O evento em Abu Dhabi, por exemplo, será o primeiro da franquia a céu aberto, na arena Ferrari World.

“Nos anos 70 só tinha deserto por aqui, mas eles fizeram maravilhas desde então, como essa arena. Só que fazer eventos outdoors me assusta. Sempre existe a possibilidade de chuva, não importa onde seja e a logística é bem mais complicada, mas este é um novo rumo que devemos seguir”, concluiu Dana White.

Anderson Silva: soberania e recordes

A principal atração do UFC 112 fica por conta do retorno de Anderson Silva ao peso médio (até 84kg). Após massacrar Forrest Griffin na classe de cima, o curitibano põe seu cinturão em jogo de olho na sexta defesa de título consecutiva para quebrar o recorde da franquia – Tito Ortiz e Matt Hughes têm cinco.

CARD PRINCIPAL DO UFC 112

Anderson Silva x Demian Maia
* Disputa do título dos Médios

BJ Penn x Frank Edgar
* Disputa do Título dos Leves

Renzo Gracie x Matt Hughes
Rafael dos Anjos x Terry Etim
Kendall Grove x Mark Munoz

  • O  UFC 112 será transmitido ao vivo pelo canal em pay-per-view Combate a partir das 14 horas (de Brasília) deste sábado.

Vale lembrar que o “Aranha”, como é conhecido, já é dono da maior sequência de vitórias na história do UFC - dez no total - e também conta com o maior período de invencibilidade, quase 1400 dias.

“Minha grande motivação é ser campeão do maior evento do mundo e saber que sou reconhecido. Quero me aposentar tendo o maior numero de lutas e vitórias possíveis dentro do UFC. E a maior motivação é ser o campeão de uma das categorias mais cobiçadas do evento”, comentou o atleta de 34 anos.

A princípio, Anderson Silva teria Vitor Belfort como desafiante, mas uma lesão no ombro afastou o carioca da disputa. Melhor para Demian Maia, que foi convidado para disputar o cinturão há dois meses. Conhecido por ser um dos melhores atletas de jiu-jitsu do mundo, o paulista sabe que é visto como “azarão” na disputa, mas aposta em suas credencias na luta de solo para surpreender.

 “Dei mais importância à parte de wrestling [luta olímpica] porque essa é a chave para esse combate, é o que preciso fazer. Tenho de jogar Anderson no chão. Por isso, foi o que eu mais treinei”, revelou Demian, que vem de vitória sobre Dan Miller em fevereiro deste ano.

Renzo tenta vingar família Gracie

Outro brasileiro que tentará a sorte em Abu Dhabi será o veteraníssimo Renzo Gracie. Aos 43 anos, o carioca faz sua estreia no UFC contra um dos maiores campeões da história da franquia, o norte-americano Matt Hughes.

Além de mostrar que ainda pode dar frutos ao esporte, o experiente atleta do Rio de Janeiro terá a missão de vingar a derrota de seu primo Royce Gracie, que foi superado por Hughes em sua última luta no UFC, quatro anos atrás. Segundo Renzo, esta é sua maior motivação para levar a melhor no combate válido pelo peso meio-médio (até 77kg).

“Quando um Gracie cai, outro tem que aparecer para corrigir a situação. É isso o que tentarei fazer. Quero dar o troco por minha família e aposto no jiu-jitsu para vencer. Ele é extremamente forte e tem muita explosão, mas não é tão bom no chão”, opinou o Renzo, que já possui vitórias contra outros cinco ex-campeões do UFC.

O card principal ainda terá a disputa de cinturão dos pesos leves entre dois norte-americanos. O atual campeão B.J. Penn luta para ampliar o domínio na categoria diante de Frank Edgar. Já o brasileiro Rafael dos Anjos encara o inglês Terry Etim logo após o combate entre Kendall Grove e Mark Muñoz.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host