UOL Esporte Lutas
 
EFE

Brasileira Mayra Aguiar venceu finalistas de Pequim-2008, mas acabou com a prata

09/09/2010 - 07h56

Mayra Aguiar conquista medalha inédita; Rafael Silva perde o bronze

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com apenas 19 anos, a judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou uma medalha inédita para o país no primeiro dia do Mundial do Japão. Depois de ter passado pelas finalistas dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, a gaúcha acabou perdendo a final para a norte-americana Kayla Harrison e ficou com a medalha de prata.

RESULTADOS DO DIA NO MUNDIAL

MASCULINO
+100kg
1º) Teddy Riner (FRA)
2º) Andreas Toelzer (ALE)
3º) Matthieu Bataille (FRA)
3º) Islam El Shehaby (EGI)
-100kg
1º) Takamasa Anai (JAP)
2º) Henk Grol (HOL)
3º) Oreydi Despaigne (CUB)
3º) Thierry Fabre (FRA)
FEMININO
+78kg
1º) Mika Sugimoto (JAP)
2º) Qian Qin (CHN)
3º) Idalys Ortiz (CUB)
3º) Maki Tsukad (JAP)
-78kg
1º) Kayla Harrison (EUA)
2º) Mayra Aguiar (BRA)
3º) Akari Ogata (JAP)
3º) Xiuli Yang (CHN)

Após um combate muito travado, mas que a brasileira atacou mais, a adversária conseguiu marcar um yuko no tempo extra e acabou ficando com o título mundial no golden score.

A brasileira já tinha entrado para a história da modalidade como a primeira finalista do judô feminino do país em um Campeonato Mundial adulto e conquistou apenas a quarta medalha do Brasil dentre as mulheres no torneio. Edinanci Silva tem dois bronzes (1997 e 2003) e Danielle Zangrando outro bronze (1995).

Mayra Aguiar começou a fazer história ao vencer a sul-coreana Gyeong-Mi Jeong na primeira rodada e a cubana Yalennis Castillo, vice-campeã olímpica, na fase seguinte. Nas quartas de final, conseguiu um ippon relâmpago na campeã olímpica Xiuli Yang, da China, passando fácil pelas finalistas de Pequim-2008.

Na semifinal, a brasileira precisou de apenas 1min12 para vencer por ippon a alemã Heide Wollert, que tinha sido bronze no Mundial do ano passado em Roterdã, e enfrentar Kayla Harrison pela medalha de ouro. No Mundial Júnior da Tailândia em 2008, Mayra foi prata no peso médio e a norte-americana, ouro no meio-pesado.

Brasil perde bronze no masculino

Se no feminino o judô brasileiro fez história no primeiro dia do Mundial do Japão, no masculino ficou no quase. Depois de cair para o bicampeão mundial nas quartas de final, o peso pesado Rafael Silva acabou perdendo a disputa da medalha de bronze.

Rafael Silva passou primeiro polonês Grzegorz Eitel na rodada inicial e depois pelo estoniano Martin Padar na rodada preliminar. Na seqüência, em menos de um minuto, ele passou pelo australiano Jake Andrewartha, mas então sua vida complicou.

Já nas quartas de final, o peso pesado brasileiro teve pela frente o bicampeão mundial Teddy Riner, da França, e acabou sendo derrotado. Mas na repescagem, bateu o georgiano Lasha Gujejiani no golden score indo para a disputa do bronze.

Contra o francês Matthieu Bataille, o brasileiro não conseguiu repetir suas boas atuações de etapa anteriores e acabou sofrendo um ippon, perdendo a terceira colocação

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host