UOL Esporte Lutas
 
03/05/2010 - 10h59

No juvenil, paulista fatura primeiro ouro do boxe brasileiro em Mundiais

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • David Lourenço, campeão mundial juvenil de boxe, comemora vitória com os técnicos da seleção

    David Lourenço, campeão mundial juvenil de boxe, comemora vitória com os técnicos da seleção

O lutador brasileiro David Lourenço conquistou nesta segunda-feira, no Azerbaijão, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Boxe Amador juvenil. Ele foi ao ringue contra rival do Uzbequistão, e em sua sexta vitória no torneio faturou o primeiro título do Brasil em campeonatos mundiais - o que incluiu os resultados do país nos torneios adultos.

David, de 18 anos, conquistou sua medalha na categoria até 69 kg com um triunfo por 4 a 2 contra Ahmad Mamadjanov, que chegou a ser campeão asiático na categoria.

Com este resultado, o lutador está classificado automaticamente para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em agosto, em Cingapura.

“Ainda preciso me preparar mais. Eu gostaria de agradecer aos outros atletas e ao meu técnico, que ajudaram demais. Agora teremos também o Pan-Americano, que será bem mais complicado”, disse ele.

Para chegar à medalha dourada, David iniciou sua campanha com vitórias sobre Kyriakos Spanos (CHP) e em seguida Nursahat Pazziyev, do Turcomenistão, por 6 a 1, com facilidade. Depois, venceu o polonês Kamil Gardzielik e, já nas quartas de final, bateu o irlandês Christopher Neil Blaney com boa vantagem, por 9 a 2.

  • Divulgação

    David, de 18 anos, conquistou
    o título na categoria até 69 kg

O combate mais complicado para David Lourenço foi na semifinal, quando enfrentou pugilista da Alemanha. O brasileiro conseguiu uma virada, já que ao fim do segundo round tinha desvantagem, em 7 a 5 para o rival. Ele fechou o combate com apenas um ponto à frente: 9 a 8.

Na final, apesar de perder por 1 a 0 o primeiro assalto, o pugilista conseguiu empatar no segundo e virar no terceiro, para sacramentar a conquista na cidade de Baku.

Em Mundiais, o Brasil possui uma medalha de bronze em 1986, na edição de Reno (EUA) da competição. Na ocasião, o pódio foi conquistado por Hamilton Rodrigues. Em 2002, Ana Paula Santos também foi terceira colocada, no Mundial feminino de Antalya, na Turquia.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host