Ídolos do esporte também disputam as eleições 2018; veja candidatos

A cada dois anos as eleições mobilizam os brasileiros, alternando pleitos municipais com os estaduais e nacionais. Em 2018, é chegada a hora de eleger deputados estaduais ou distritais, federais, senadores, governadores e presidentes.
Não é raro que nomes do esporte entrem na disputa. Em busca de projeção para propostas, ídolos de diversas modalidades lançam candidaturas em busca de cargos públicos de diversas esferas.
O UOL Esporte relembra aqui nomes que estarão à disposição nas urnas em 2018. Confira:
-
Romário
Eleito deputado federal (2010) e senador (2014) pelo PSB do Rio de Janeiro, o ex-camisa 11 da seleção brasileira se filiou ao Podemos em 2017. Em 2018, concorre ao governo do RJ.
-
Bebeto
O camisa 7 da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 disputa as eleições no Rio de Janeiro. Concorre pelo Podemos a deputado estadual.
-
Ademir da Guia
O ídolo palmeirense concorreu sem sucesso à eleição para deputado estadual em SP em 2014. Em 2018, tentará novamente. É filiado ao PHS.
-
Bobô
Ídolo do Bahia campeão brasileiro de 1988, Bobô foi eleito deputado estadual pelo PCdoB em 2014 na Bahia. Agora, tenta a reeleição.
-
João Leite
O goleiro fez história no Atlético-MG, passando ainda por Guarani e América-MG. Filiado ao PSDB de MG, concorre ao sétimo mandato consecutivo de deputado estadual.
-
Marcelinho Carioca
Após passagens por PSB, PT e PRB, Marcelinho Carioca chegou ao Podemos. Em 2018, disputa a eleição para deputado estadual em SP.
-
Luizão
Com passagens de destaque por clube de São Paulo e Rio de Janeiro, o ex-atacante busca em 2018 uma vaga na Câmara dos Deputados. É candidato em SP a deputado federal pelo PRB
-
Paulo Rink
O ídolo do Atlético-PR foi eleito vereador em Curitiba nas duas últimas eleições (2012 e 2016). Agora, pelo PR, disputa o pleito para deputado estadual.
-
Danrlei
O ex-goleiro do Grêmio foi eleito duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul: em 2010 pelo PTB e em 2014 pelo PSD. É pela segunda sigla que agora ele concorre a deputado federal.
-
Zé Carlos
O emblemático reserva da lateral direita do Brasil na Copa de 1998 busca uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo PR.
-
Galatto
O ex-goleiro do Grêmio, marcado pelo acesso na Série B de 2005, é filiado ao PPS e é candidato a deputado federal no Rio Grande do Sul
-
Flávio Barros
Ex-atacante com passagens por Vasco, Flamengo e América-RJ, entre outros clubes, Flávio é candidato a deputado estadual no RJ pelo MDB.
-
Tiffany
A jogadora do Sesi Bauru também concorre nas eleições de São Paulo. É candidata a deputada federal pelo MDB.
-
Xandó
Xandó foi um dos nomes da seleção brasileira masculina de vôlei que conquistou a prata na Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Concorre a deputado federal pelo PSB em São Paulo.
-
Dante
Dono de uma medalha de ouro (2004) e duas de prata (2008 e 2012) com a seleção brasileira masculina de vôlei, Dante disputa pelo MDB de Goiás a eleição a deputado federal
-
Maurren Maggi
Campeã olímpica em Pequim-2008, a ex-saltadora agora se aventura nas eleições por uma vaga no Senado, sendo candidata do PSB em São Paulo.
-
Rodrigão
Munticampeão com a seleção brasileira de vôlei, ele tentou ser vereador de Praia Grande-SP em 2016, mas não foi eleito. Agora tenta lugar na Câmara dos Deputados pelo PSDB em São Paulo.
-
Leila
Também com longa carreira no vôlei, Leila Barros foi secretária de Esportes, Turismo e Lazer no Distrito Federal e neste ano é candidata ao Senado pelo PSB.
-
Deley
Ídolo do Fluminense nos Anos 80, o ex-armador tenta seu quinto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, pelo PTB do Rio de Janeiro.
-
João Derly
O bicampeão mundial de judô foi vereador em Porto Alegre-RS e agora tenta a reeleição como deputado federal pela REDE, do Rio Grande do Sul.
-
Luiz Lima
Dono de quatro medalhas dos Jogos Pan-Americanos, o ex-nadador tenta ser deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PSL.
-
Cyro Delgado
O também ex-nadador medalhou na Olimpíada de 1980 e nestas eleições é candidato a deputado estadual do Rio de Janeiro pelo Novo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.