UOL Esporte Lutas
 
25/10/2009 - 15h29

Mayra Aguiar conquista o bronze no Mundial Júnior em Paris

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Depois de passar dez meses longe dos tatames por causa de uma cirurgia no joelho, a brasileira Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze na categoria até 78 kg no Campeonato Mundial Júnior, em Paris, na França. Para subir ao pódio neste domingo, Mayra venceu por ippon (imobilização) a ucraniana Ivana Makukha.

Com o bronze de Mayra, o Brasil encerra a participação no Mundial Júnior com três medalhas. Sarah Menezes já havia sido ouro na categoria até 48 kg e Mariana Silva ficou com o bronze entre as judocas de até 63 kg. O país terminou o torneio na quinta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de Japão, Ucrânia, França e Coréia do Sul.

Em dezembro de 2008, Mayra sofreu uma grave lesão no joelho direito. A judoca ficou afastada dos tatames por dez meses, e só retornou há mês, para participar da seletiva para o Mundial Júnior em Paris.

"Foi uma fase muito difícil. Se não fosse o apoio da minha família, amigos, técnicos e o pessoal do meu clube, a Sogipa, não teria chegado aqui. Fiquei deprimida e esta medalha me deixa muito feliz, pois comprova que eu posso estar entre as melhores do mundo", disse a jovem judoca, que ainda poderá disputar mais um mundial júnior em 2010. "Quero chegar à quarta medalha e só falta o ouro para mim."

Com o bronze conquistado neste domingo, Mayra se tornou a atleta do país com o maior número de medalhas em mundiais júnior. A brasileira chega ao terceiro pódio na carreira. Foi bronze em 2006, na República Dominicana, e prata em 2008, na Tailândia.

Mayra estreou no Mundial com vitória por wazari sobre a croata Ivana Maranic. Na sequência, bateu a francesa Audrey Tcheumeo por ippon e nas quartas de final perdeu para a japonesa Akari Ogata por ippon (imobilização). Pela repescagem, superou a coreana Ha-Na Shin por ippon.

Prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a atleta da Sogipa (RS) é uma das principais revelações do judô brasileiro nos últimos anos.

Masculino
O meio pesado Jonas Inocêncio (até 100 kg) e o pesado Roberto Silva (mais de 100kg) foram derrotados em suas lutas de estreia na competição. Jonas perdeu por wazari para o francês Clement Delvert e Roberto sofreu quatro punições e foi eliminado do combate com o russo Magomed Nazhmudinov.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host