UOL Esporte Lutas
 
22/10/2009 - 19h26

Sarah Menezes é bicampeã mundial júnior de judô em Paris

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A piauiense Sarah Menezes sagrou-se nesta quinta-feira bicampeã mundial júnior de judô. Uma das principais revelações da modalidade no Brasil nos últimos anos, ela confirmou o favoritismo e subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial da categoria, que acontece em Paris (FRA).

WAZARI DÁ TÍTULO A SARAH MENEZES


Na final do torneio, a brasileira Sarah venceu por wazari a japonesa Hiromi Endo. Esta foi a única derrota em finais do Japão neste primeiro dia de torneio.

Aos 19 anos, Sarah é a primeira bicampeã mundial júnior, primeira mulher bicampeã mundial do judô brasileiro e segunda bi num mundial. João Derly foi o pioneiro na conquista para o Brasil, com os ouros em 2005 (no Egito) e 2007 (no Brasil), na categoria adulto.

Para chegar na decisão do Mundial, Sarah Menezes venceu em sua primeira luta com um ippon Mahetab El Adawy, do Egito. Nas quartas de final, superou a coreana Mi-Ri Kin por yuko no golden score e na semifinal não deu chances para a norte-americana Katelyn Bouyssou e imobilizou a adversária, marcando mais um ippon.

"Fico muito feliz por tudo o que aconteceu hoje. Eu abro mão de muita coisa para subir no alto de um pódio e quando se tem uma medalha como esta, se entende o quanto valeu a pena. Este bicampeonato vai ficar para sempre marcado na minha vida, principalmente por entrar na história do judô brasileiro. Não senti pressão por ser apontada como favorita e ter crescido nas lutas durante a competição foi importante para o resultado final", disse Menezes.

Nesta temporada, a brasileira foi ouro nas copas do mundo de Madrid (ESP) e Lisboa (POR), e também medalhou no Grand Slam do Rio de Janeiro (bronze). Para ela, os resultados são fruto da evolução do seu judô. "A Sarah campeã mundial júnior em 2008 mudou em comparação com a de hoje, bicampeã. Dou mais valor aos treinos e acredito mais no meu potencial. Estou crescendo e evoluindo".

Além de Sarah Menezes, outros dois judocas do Brasil estiveram em ação em Paris nesta quinta-feira. Raphael Minoru ficou com a quinta colocação no super ligeiro (-55kg) e Felipe Vieira (-60kg) foi superado nas oitavas de final.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host