UOL Esporte Lutas
 
30/05/2009 - 09h28

Brasil fica fora do pódio no primeiro dia do judô em Moscou; Guilheiro é 5º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de judô não conseguiu subir ao pódio no primeiro dia de disputa do Grand Slam de judô, etapa que vale pelo Circuito Mundial da modalidade. Sem medalhas, o principal nome da equipe foi Leandro Guilheiro, com a quinta colocação na categoria até 73 kg.

Guilheiro conseguiu duas vitórias nas primeiras lutas. Primeiramente, ele venceu por koka Rashit Kibayev, do Cazaquistão. Na segunda rodada, o judoca duas vezes medalhista olímpico conseguiu outro triunfo, desta vez com um yuko sobre Tomasz Adamiec, da Polônia.

O tropeço veio nas quartas-de-final. Contra o russo Mansur Isaev, Guilheiro terminou derrotado, levando um ippon. Com este resultado, o judoca brasileiro somou mais 60 pontos no ranking mundial da modalidade.

Já João Derly, da categoria até 66 kg, decepcionou. O bicampeão mundial venceu sua primeira luta, contra o coreano Jun-Ho Cho, mas foi derrotado logo em seguida, ao levar um ippon no golden score, contra Khishigbayar Buuveibaatar, da Mongólia.

Outras derrotas vieram contra adversários de nome. Os ligeiros Denílson Lourenço e Felipe Kitadai tiveram fortes rivais pela frente e foram batidos, respectivamente, para Rishod Sobirov (UZB), medalhista de bronze nas Olimpíadas, e o campeão olímpico Min-Ho Choi, da Coréia do Sul. Sem a respescagem, nova regra da modalidade, a dificuldade aumentou para se obter medalhas.

"Agora ficou muito mais no tudo ou nada. É entrar em cada luta como se fosse uma final. Estranhei um pouco, mas essa é a nova realidade", comentou o ligeiro.

Completando o dia para os brasileiros, também perderam na primeira rodada Taciana Lima e Felipe Braga, derrotado por Mario Schendel, da Alemanha. No domingo, o Brasil volta ao tatame, para finalizar as disputas do Grand Slam russo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host