Topo

Imbatível, Teddy Riner é campeão mundial de judô pela décima vez

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 17h42

Teddy Riner provou mais uma vez neste sábado (11) que não tem adversário à altura no judô. O francês conquistou seu décimo título mundial ao vencer o World Championship Open 2017, em Marraquexe. Ele bateu o belga Toma Nikiforov na final, com dois wazari (veja no vídeo acima).

Desta forma a superestrela do judô mundial chega a seu segundo título mundial em todas as categorias — as competições denominadas “Open” não tem divisão por peso —, tendo outros oito na categoria +100 kg. Com as seis vitórias na campanha no Marrocos, Teddy Riner alcança 144 lutas sem perder, que equivalem a sete anos de carreira.

Riner é um dos esportistas mais dominantes do mundo, alimentando hegemonia pela incontestável superioridade sobre os adversários. O gigante de 2,04 metros e 130 kg nasceu há 28 anos em Gaudalupe, uma ilha caribenha que é território ultramarino francês. Ele é considerado uma lenda viva do judô não só pelos resultados, mas também por ter revolucionado a modalidade: antes dele a categoria +100 kg tinha muito menos movimentação, menos golpes e finalizações, contexto que mudou completamente durante seu reinado.

Em Marraquexe, Riner não teve a concorrência de David Moura, brasileiro que até então liderava o ranking mundial da categoria +100 kg. Os dois se enfrentaram no Mundial de setembro, com vitória do francês no chamado “golden score”. Outro que não lutou no Marrocos foi Rafael Silva, que foi bronze há dois meses.