Topo

Penalber perde e Brasil fecha mais um dia sem medalha no Mundial

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 08h25

O carioca Victor Penalber parou na repescagem no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia. Nesta quinta-feira (28), ele perdeu para o russo Ivan Nifontov, campeão mundial em 2009, na Holanda, uma luta antes da decisão da medalha de bronze da categoria meio-médio (81kg).

Com isso, Érika Miranda segue sendo a única brasileira a subir no pódio no torneio. Ela foi medalhista de bronze na categoria meio-leve, no segundo dia do Mundial. Rafaela Silva também lutou por medalha, mas perdeu e ficou em quinto na categoria leve (57kg), na segunda melhor campanha do Brasil na Rússia até agora.

Penalber perdeu nas quartas de final para o medalhista olímpico de Londres-2012 Antoine Valois-Fortier, do Canadá. O brasileiro chegou a abrir vantagem de um yuko com 1min30s de luta, mas acabou permitindo um golpe no meio do combate, que foi pontuado como wazari. Não conseguiu se recuperar.

Antes, ele tinha passado com facilidade pelo armeno Rafael Davtyan e pelo uruguaio Alain Aprahamian com dois wazaris, em menos de um minuto em cada uma das lutas. Na terceira vez em que subiu ao tatame, eliminou o polonês Lukasz Blach, em um combate que dominou durante todo o tempo.

Outro atleta que nasceu no Brasil também tentava chegar à disputa por medalha. Nacif Elias, que disputou os dois últimos mundiais pelo Líbano, também foi para a repescagem. Ex-membro da seleção brasileira, ele foi eliminado pelo japonês Takanori Nagase nas punições.

A outra brasileira a lutar foi Mariana Silva, reserva da equipe que entrou no lugar da contundida Mariana Barros. Ela foi bem suas duas primeiras lutas, vencendo Laura Lopez, de Andorra, por ippon no primeiro minuto, e Agata Ozdoba, da Polônia, com um wazari. Nas oitavas, porém, acabou derrotada por imobilização a 15 segundos do fim da luta pela francesa Anne-Laure Bellard.