PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Japonês perde invencibilidade de dois anos e o dente da frente no Mundial

Naohisa Takato perdeu um dente, como se vê na foto, mas conseguiu conquistar uma medalha de bronze no primeiro dia do Mundial - Divulgação
Naohisa Takato perdeu um dente, como se vê na foto, mas conseguiu conquistar uma medalha de bronze no primeiro dia do Mundial Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 11h54

O japonês Naohisa Takato sempre lembrará do Mundial de Chelyabinks, na Rússia, quando olhas no espelho. E não só porque foi lá que sua invencibilidade de dois anos e meio no judô acabou. Ele foi o protagonista da cena mais inusitada do primeiro dia da competição.

Olhe só a foto aí em cima: percebeu que está faltando um dos dentes da frente? O espaço vago no sorriso foi criado logo em sua estreia, contra o búlgaro Yanislav Gerchev: na segunda vez em que aplicou um golpe, ao cair, bateu sua boca no joelho do rival. O juiz parou a luta e, então, o japonês mostrou o dente quebrado, que tinha caído no quimono de Gerchev.

Takato venceu o búlgaro e ainda chegou até a semifinal do torneio, sempre com o sorriso quebrado. Ele, porém, ficou com a medalha de bronze. Na semifinal, foi surpreendido pelo dono da casa Beslan Mudranov, que terminou com a medalha de prata dos ligeiros (60kg) – o campeão foi o mongol Boldbaatar Ganbat.

A vitória do russo, que já tinha eliminado o brasileiro Eric Takabatake nas oitavas de final, foi inesperada: o japonês chegou ao torneio russo como campeão mundial, líder do ranking e invicto no circuito mundial desde 2012.

Mas, se Takato decepcionou, a outra japonesa que lutou no primeiro dia do Mundial da Rússia mostrou a força dos inventores do esporte. Com apenas 19 anos, ela conquistou o título com autoridade, eliminando a mongol Urantsetseg Munkhbat, que defendia o título mundial, além da russa Alesya Kuznetsova e da cubana Maria Celia Laborde. Na final, ela superou a argentina Paula Pareto, medalhista olímpica de 2008.

 Nem campeã olímpica salva tropeço brasileiro

Os brasileiros que lutaram nesta segunda-feira deram adeus mais cedo. Atual campeã olímpica, Sarah Menezes foi eliminada logo na estreia, perdendo para a Frances Amandine Buchard (que acabou com a medalha de bronze). Medalhista de bronze em Londres-2012, Felipe Kitadai também perdeu na estreia, para o uzbeque Diyorbek Urozboev.

O único que venceu combates foi Eric Takabatake, que derrotou o suíço Ludovic Chanmartin e o ucraniano Hevorh Hevorhyan antes de ser eliminado pelo futuro vice-campeão mundial Beslan Mudranov.

Programação do Mundial de Judô (lutas começam às 2h. Finais, às 8h)

  • Terça-feira (26)

    Charles Chibana (66kg) e Érika Miranda (52kg)

  • Quarta-feira (27)

    Alex Pombo (73kg), Rafaela Silva (57kg) e Ketleyn Quadros (57kg)

  • Quinta-feira (28)

    Victor Penalber (81kg) e Mariana Silva (63kg)

  • Sexta-feira (29)

    Tiago Camilo (90kg), Bárbara Timo (70kg) e Mayra Aguiar (78kg)

  • Sábado (30)

    L.Correa (100kg), R.Silva e D.Moura (+100kg), M.Altheman e R.Nunes (+78kg)

Esporte