UOL Esporte Hipismo
 
14/08/2009 - 12h57

COI ratifica punição da FEI a cinco cavaleiros nos Jogos de Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) ratificou nesta quinta-feira a ação disciplinar tomada pela Federação Equestre Internacional (FEI) contra cinco cavaleiros nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Os cavaleiros haviam sido sancionados pelo tribunal da FEI em decorrência do doping de seus cavalos.

O caso envolveu os conjuntos Coster e o cavaleiro alemão Christian Ahlmann, Chupa Chup e o cavaleiro brasileiro Bernardo Alves, Mythilus e a amazona americana Courtney King-Dye, Rufus e o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa, além de Lantinus 3 e o cavaleiro irlandês Denis Lynch.

Estes cinco casos não envolvem medalhistas na Olimpíada de Pequim. Um sexto caso envolvendo o cavalo Camiro e o cavaleiro norueguês Tony Andre Hensen (Norway) está sob apelação à Corte Arbitral do Esporte. O Comitê Executivo não tomará qualquer ação neste caso devido à pendência por apelação.

O brasileiro Bernardo Alves e seu cavalo Chupa Chup foram desclassificados da competição de saltos dos Jogos Olímpicos de Pequim no dia 10 de outubro de 2008, pelo tribunal da FEI. O cavaleiro também foi suspenso pelo período de três meses e meio, punição iniciada em 21 de agosto de 2008 e encerrada no dia 5 de dezembro do mesmo ano, devido a um exame ter apontado o uso da substância proibida Capsaicin no cavalo. No dia 6 de março, o CAS não aceitou a apelação do cavalo brasileiro.

No dia 3 de outubro de 2008, o tribunal da FEI desclassificou o cavalo Rufus e o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa da competição de saltos na Olimpíada de Pequim e suspendeu o cavaleiro pelo período de quatro meses e meio, como consequência do uso da substância proibida Nonivamide em seu cavalo. Pessoa também teve negado o apelo no CAS e cumpriu suspensão entre 29 de agosto de 2008 a 13 de janeiro de 2009.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host