Topo

Brasileiro faz história e iguala recorde mundial de vitórias no turfe

Botafogo presta homenagem a Jorge Ricardo no Jockey Club Brasileiro - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Botafogo presta homenagem a Jorge Ricardo no Jockey Club Brasileiro Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

06/02/2018 12h17

Aos 56 anos de idade, o jóquei brasileiro Jorge Ricardo se igualou ao canadense Russell Baze como o mais vencedor da história do turfe. Apelidado de Ricardinho, o esportista atingiu a marca histórica de 12.844 triunfos nessa segunda-feira, ao liderar prova disputada no Hipódromo da Gávea.

Ricardinho conquistou mais de nove mil páreos no local, considerado sua casa no hipismo, além de ter sido o maior vencedor do hipódromo de 1982 a 2007 de forma ininterrupta, o que equivale a 26 anos seguidos.

Foi em 2006, quando já tinha como meta o recorde mundial, que Ricardinho se mudou para a Argentina. Liderou as estatísticas locais mais quatro vezes, chegando a 30 anos no topo dos rankings de hipismo.

Desde então, Ricardo chegou a se revezar na liderança do ranking mundial com Baze, que se aposentou em 2016. Agora, o brasileiro retorna para a Argentina para tentar derrubar a marca do canadense e se isolar na liderança da estatística.

A trajetória de Ricardinho tem ainda a cura de um linfoma. Em 2009, o jóquei teve de lutar conta a doença antes de conseguir voltar às pistas.

O Botafogo, clube do coração de Ricardinho, prestou homenagem ao esportista.