Topo

Após queda e chance remota de sobreviver, cavaleiro volta a saltar

Brian Toomey brinca com seu visual após a cirurgia a que foi submetido - Reprodução/Facebook
Brian Toomey brinca com seu visual após a cirurgia a que foi submetido Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

12/07/2015 16h22

O cavaleiro irlandês Brian Toomey voltou a saltar neste domingo, depois de um grave acidente sofrido há dois anos. Com sérios ferimentos na cabeça, foi diagnosticado com apenas 3% de chances de sobreviver.

No dia 4 de julho de 2013, ele caiu no terceiro e último obstáculo em uma prova disputada em Perth e bateu a cabeça. A partir daí começou uma batalha para salvar a sua vida. Precisou ser reanimado por paramédicos e ficou em coma induzido.
 
O atleta ficou com um orifício no crânio, boa parte do tempo coberto apenas pela pele. Depois, durante o tratamento, foi introduzido um pedaço de titânio no local.
 
"Várias pessoas, muitas das quais eu respeito, me diziam que eu não tinha chance. Havia muita negatividade, mas um neurocirurgião disse que não havia nenhuma razão para que eu não pudesse andar novamente".
 
Toomey passou 157 noites no hospital. Teve uma grande parte do crânio removido, com o objetivo de aliviar a pressão em seu cérebro. Na opinião do jóquei, sua história pode servir de exemplo para outras pessoas que sofreram contusões graves no crânio.