Topo

Hipismo brasileiro conquista vaga por equipes na Olimpíada de Londres

Rodrigo Pessoa fez um percurso "limpo" e ajudou a classificar o Brasil para a Olimpíada de Londres - Antonio Lacerda/EFE
Rodrigo Pessoa fez um percurso 'limpo' e ajudou a classificar o Brasil para a Olimpíada de Londres Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Daniel Neves

Em São Paulo

06/10/2010 23h50

O hipismo brasileiro está classificado para a competição de saltos da próxima Olimpíada. A equipe formada por Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Doda Miranda e Pedro Veniss conquistou a quarta colocação nos Jogos Mundiais Equestres, nesta quarta-feira, em Lexington, nos Estados Unidos, e garantiu uma vaga em Londres-2012.

Os brasileiros terminaram a disputa por equipes com um total de 26,49 pontos - apenas uma falta a mais que o time belga, que terminou com a medalha de bronze com 24,70 pontos. A campeã do evento foi a equipe alemã, que registrou apenas 17,80 pontos.

Com o resultado desta quarta-feira, o hipismo brasileiro se torna a primeira modalidade do país a garantir uma vaga para a Olimpíada de Londres-2012. A classificação obtida por antecipação ainda dá maior tranquilidade aos atletas, que entram sem pressão para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no próximo ano.

“Nosso grande objetivo era conquistar esta vaga por antecipação. Ela nos dá tranquilidade para o Pan-Americano e poderemos até testar novos conjuntos”, disse o cavaleiro Rodrigo Pessoa, em entrevista ao UOL Esporte.

Os Jogos Mundiais Equestres classificaram automaticamente para a Olimpíada de Londres os cinco primeiros colocados da competição por equipes. Além de Brasil, Alemanha e Bélgica, garantiram vaga França e Canadá. Rodrigo Pessoa abriu a participação brasileira em Lexington sem cometer nenhuma falta. Pedro Veniss somou quatro pontos, seguido de Doda Miranda com uma penalidade. Fechando a passagem, Bernardo Alves fez cinco pontos.

Satisfeito com o desempenho dos atletas, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni, evitou fazer previsões sobre a equipe que representará o Brasil em Londres. O dirigente acredita que é preciso acompanhar a evolução dos conjuntos até a competição, mas elogiou a qualidade dos atletas do país.

“Temos cavaleiros espetaculares. Os estrangeiros tem cavalos melhores, mas ninguém tem atletas como os nossos, que competem com tamanha garra e coração. É um trabalho que vem de muito tempo, não é de agora”, disse Giugni. “Formamos um bom time, mas ainda tem muita água para rolar. Vamos continuar trabalhando, pois não sabemos como estarão estes cavalos”.

Tricampeão da Copa do Mundo, Rodrigo Pessoa segue na briga por medalhas no individual geral. O brasileiro não cometeu nenhuma penalidade em três dias de prova e volta a competir na próxima sexta-feira, às 18h30 (horário de Brasília).