Topo

Técnico do handebol é 'assediado' e CBHb corre para renovar contrato

Morten Soubak, treinador da seleção brasileira, reclama durante a semifinal do Mundial contra a Dinamarca; se vencer, a seleção enfrenta a Sérvia na final - EFE/EPA/GEORGI LICOVSKI
Morten Soubak, treinador da seleção brasileira, reclama durante a semifinal do Mundial contra a Dinamarca; se vencer, a seleção enfrenta a Sérvia na final Imagem: EFE/EPA/GEORGI LICOVSKI

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

25/12/2013 06h00

Poucos dias se passaram após a conquista de um histórico título mundial pela seleção brasileira feminina de handebol, mas a CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) já começou a se movimentar para garantir a permanência do técnico Morten Soubak no comando da equipe até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O atual contrato do dinamarquês é válido somente até o fim do ano que vem. Campeão mundial, Morten desperta o interesse de seleções europeias e, ciente disso, as atletas se mexeram e, em uma reunião com o presidente da entidade, Manoel Luiz Oliveira, pediram a permanência do técnico.

“O Morten foi o cara que conseguiu respeitar nosso estilo de jogo, respeitar o que a gente tem de bom, e trazer um pouco de técnica, um pouco da Europa. Mas, acima de tudo, respeitou nosso estilo brasileiro, nunca quis que a gente jogasse como as europeias. Ele sem dúvida é um campeão, no ano passado foi o segundo melhor técnico do mundo e com certeza ano que vem vai ser o melhor do mundo”, ressaltou a capitã Dara.

Um primeiro contato com Morten Soubak foi feito ainda na Sérvia para deixar claro que a entidade pretende mantê-lo no cargo. O dinamarquês mostrou-se contente com a procura dos dirigentes, mas em meio às comemorações do título e às festividades de fim de ano, pediu para retomar as conversas apenas no ano que vem.

Segundo uma pessoa influente na diretoria da Confederação Brasileira, a entidade sabe que terá de dar uma valorização financeira ao técnico, que se divide no comando do Hypo, equipe austríaca que conta com oito atletas da seleção brasileira, em um convênio firmado com a CBHb há cerca de dois anos.

Em entrevista ao jornal dinamarquês Jyllands-Posten, Morten Soubak, que viajou para seu país-natal para passar o Natal com a família, deixou seu futuro em aberto, mas admitiu continuar até o fim do ciclo olímpico em 2016.

“Eu sei que um dia vou ter que deixar de ser técnico do Brasil. Pode ser no próximo ano, após a Olimpíada, não sei. Vivo em um mundo no qual preciso estar aberto para ouvir propostas sempre”, disse.

Morten assumiu o comando da seleção brasileira de handebol no meio de 2009, e desde o começo o objetivo do trabalho era buscar uma medalha no Mundial deste ano. O objetivo quase foi antecipado com uma boa campanha em 2011, em São Paulo, quando a equipe caiu nas quartas de final e terminou a competição como quinta colocada.