Topo

Seleção brasileira de handebol jogará amistosos em São Paulo na preparação do Pan

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/05/2011 18h58

Como preparação para os jogos Pan Americanos de Guadalajara, que serão disputados em outubro, a seleção brasileira de handebol masculino se reunirá para um período de duas semanas de treinamentos e amistosos. Os 22 convocados passarão 14 dias juntos em Santo André e São Bernardo, e nesse meio tempo disputam três jogos amistosos com a Inglaterra.

Os amistosos, que serão disputados nos dias 5, 7 e 9, em São Paulo, servirão para o técnico Javier Garcia Cuesta definir os 15 atletas que viajarão para o México. Os treinos começam na próxima sexta-feira, e serão realizados em dois períodos diários.

O armador Bruno Souza, que volta à seleção depois de mais de dois anos de afastamento, está na convocação mas não se apresenta junto com os outros 21 jogadores, pois ainda tem compromissos com sua equipe, a espanhola Alcobendas.  Bruno foi três vezes eleito pela Federação Internacional de Handebol (IFH) para a seleção dos melhores do mundo  e estava fora das convocações desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Em entrevista publicada no site da Confederação Brasileira de Handebol, o treinador Javier Garcia Cuesta afirmou que os jogos contra os ingleses servirão como avaliação final na definição dos convocados para o Pan. “Será uma preparação de grande importância para melhorar ainda mais a capacidade da Seleção Brasileira", afirmou o espanhol.

Veja a lista dos convocados para a fase de treinos da seleção:

Goleiros: Maik Ferreira dos Santos (E.C. Pinheiros), Marcos Paulo dos Santos (E.C. Pinheiros) e Luiz Ricardo do Nascimento (Unopar FEL/Sercomtel).

Armadores: Bruno Bezerra de Menezes Sousa (Club Alcobendas), Fernando José M. Pacheco Filho "Zeba" (E.C. Pinheiros), Gustavo Nakamura Cardoso (Metodista/São Bernardo), Jaqson Luiz Kojoroski (Unopar FEL/Sercomtel), Sidney Santos Costa Linhares (Unoesc/Orbenk/Chapecó), Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (E.C. Pinheiros) e Uelington da Silva Ferreira (Pallamano Intini Noci).

Pontas: Renato Tupan Ruy (Munden), André Martins Soares (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté), David Augusto de Paula Nunes (Metodista/São Bernardo), Felipe Borges Dutra Ribeiro (E.C. Pinheiros), Gil Vicente de Paes Pires (Unoesc/Orbenk/Chapecó), Júlio César Camilo Gomes (Unopar FEL/Sercomtel).

Central: Bruno Felipe Claudinho de Santana (E.C. Pinheiros), Henrique Selicani Teixeira (Metodista/São Bernardo) e Leonardo Luiz T. Bortolini (Unopar FEL/Sercomtel).

Pivôs: Ales Abrão Silva (B.M. Ciudad Logrono), Alexandro Pozzer (E.C. Pinheiros) e Vinícius Santos Teixeira (Metodista/São Bernardo).