UOL Esporte Ginástica
 
07/11/2009 - 16h42

Zanetti fica em 4º nas argolas na Croácia; brasileiras vão mal nas assimétricas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A medalha de ouro conquistada no solo por Diego Hypolito - resultado que lhe valeu o título da temporada - foi a única insígnia brasileira neste sábado na etapa de Osijek (Croácia) da Copa do Mundo de ginástica artística. Os outros quatro atletas do país que disputaram finais hoje não conseguiram subir ao pódio.

DIEGO VENCE NA CROÁCIA E FATURA O TETRA DA COPA

A decepção de não participar sequer da final do Mundial de Londres, no mês passado, ficou para trás. Neste sábado, Diego Hypolito venceu a decisão do solo na etapa de Osijek (Croácia) e conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo de ginástica artística. A façanha foi inédita na história do esporte.

A Copa do Mundo iniciou um novo formato neste ano. Agora, a competição dura apenas uma temporada e não tem mais uma superfinal, como antigamente. Com a conquista deste sábado, Diego somou 180 pontos (resultado de seus quatro melhores resultados) e não pode mais ser alcançado por outros ginastas, embora a última etapa do ano seja na semana que vem, em Stuttgart (Alemanha).

Quem mais se aproximou do pódio foi Arthur Zanetti. Quarto colocado na prova de argolas no Mundial da modalidade disputado em outubro, o paulista voltou a repetir o resultado neste sábado ao somar 15,200 pontos. Zanetti ficou a apenas meio décimo do ucraniano Alexander Vorobyov, medalhista de bronze. Grande favorito, o chinês Chen Yibing não decepcionou e ficou com o ouro (15,775), seguido pelo russo Konstantin Pluzhnikov (15,650).

Na mesma prova, o brasileiro Vitor Camargo cometeu um erro grave, quando teve a chamada 'queda no aparelho' (não caiu no chão, mas se desequilibrou nas argolas) e terminou na última colocação (12,700).

Enquanto isso, na final das barras assimétricas, Ethiene Franco e Bruna Leal não conseguiram nem ameaçar as primeiras colocadas. Ethiene ficou muito aquém das apresentações que a levaram a conquistar três bronzes em etapas de Copa neste ano e ficou em sexto lugar (12,400). A sétima colocação foi justamente de Bruna, que sofreu uma queda durante sua performance e ficou com 12,225 pontos.

O Brasil disputará mais duas finais no domingo. Bruna novamente estará em uma decisão, agora no solo. A maior esperança de medalha, porém, é Priscila Cobello, que foi à final da trave com a segunda melhor nota das eliminatórias.

A etapa de Osijek é a penúltima da Copa do Mundo 2009. A rodada de Stuttgart (Alemanha), na semana que vem, encerrará a temporada.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host