UOL Esporte Ginástica
 
13/09/2009 - 11h23

Itália leva outro ouro, mas Rússia se recupera e fecha Mundial com 7ª conquista

Do UOL Esporte
Em São Paulo
AS CAMPEÃS DO ÚLTIMO DIA EM MIE
AFP PHOTO/Kazuhiro NOGI
Conjunto russo foi o melhor nos cinco arcos
REUTERS/Issei Kato
Conjunto italiano venceu com fitas e cordas
VEJA MAIS FOTOS DAS FINAIS
O último dia do Mundial de ginástica rítmica disputado em Mie, no Japão, não promoveu grandes surpresas e premiou exatamente os únicos dois países que já haviam vencido provas nos dias anteriores: Itália e Rússia.

Responsável pelo fim do aproveitamento total das russas em Mie ao conquistar o ouro na prova de conjunto em soma de aparelhos, no sábado, a equipe italiana voltou a brilhar neste domingo. Com mais uma grande apresentação com três fitas e duas cordas, o conjunto confirmou o favoritismo mostrado nas eliminatórias e ficou com a medalha dourada ao somar 26,650 pontos. A vantagem para a segunda colocada, Belarus, porém, foi mínima: apenas cinco centésimos. A Rússia (26,300) completou o pódio.

Na final com cinco arcos, porém, bielorrusas e italianas, primeiras e segundas colocadas nas eliminatórias, respectivamente, viram o ressurgimento do conjunto russo. Se no qualificatório o conjunto europeu cometeu uma série de erros e obteve apenas a sétima melhor nota, hoje foi bem diferente. Mesmo jovem e renovado, o time russo somou 27,700 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio, à frente de Itália (27,275) e Belarus (27,225).

QUADRO DE MEDALHAS DO MUNDIAL-2009
(não inclusa soma de aparelhos individuais)
1-Rússia63211
2-Itália2103
3-Ucrânia0246
4-Belarus0112
5-Azerbaijão0101
6-Bulgária0011
PAÍSOUROPRATABRONZETOTAL
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
O ouro deste domingo foi o sétimo da Rússia no Mundial de Mie. O país já havia vencido as cinco provas individuais com a multicampeã Evgenia Kanaeva e tinha ganhado a disputa por soma de aparelhos em apresentações individuais.

No encerramento do Mundial, a tradicional exibição de gala contou com performances de Kanaeva, de sua compatriota Daria Kondakova, (vice-campeã do individual geral), da ucraniana Anna Bessonova (vencedora do prêmio de Elegância Artística em Mie) e da japonesa Mai Hidaka, uma das queridinhas da torcida local.

A nova edição do Mundial acontece já no ano que vem, em Moscou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host