UOL Esporte Ginástica
 
06/02/2009 - 12h37

Iryna substitui Oleg, e CBG agenda seletiva para este final de semana

Bruno Império e Paula Almeida
Em São Paulo
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) confirmou nesta sexta-feira que a ucraniana Iryna Ilyashenko será a substituta de seu compatriota, Oleg Ostapenko, no comando da seleção feminina de ginástica artística no próximo ciclo olímpico (2009-2012).

OUTRA UCRANIANA NO COMANDO
Folha Imagem
Iryna, em foto com a ginasta Laís Souza, será a nova técnica da seleção feminina
IRYNA ERA A SUBSTITUTA IDEAL?
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
DAIANE DEFENDE RENOVAÇÃO
FLA MANTÉM JADE, DIEGO E DANIELE
Iryna foi o braço direito do treinador nos oito anos em que ele esteve à frente da equipe e já era cotada para substituí-lo a partir deste ano. Quando ele confirmou que deixaria a seleção, a ex-presidente Vicélia Florenzano e a coordenadora Eliane Martins pediram a Iryna que ficasse no lugar de Oleg.

Segundo a assessoria de imprensa, os nomes dos demais técnicos que farão parte da comissão serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 13, quando toda a nova direção da CBG, encabeçada pela presidente recém-eleita Luciene Resende, tomará posse oficialmente em Curitiba.

A confirmação de Iryna saiu no mesmo dia em que a entidade divulgou a nova data da seletiva para a seleção de ginástica artística feminina do próximo ciclo. Inicialmente agendada para o final de janeiro, a peneira será realizada durante três dias, a partir da próxima segunda-feira (9), e os nomes das selecionadas serão divulgados já no dia 11. A princípio, a equipe deverá contar com 12 atletas.

A seletiva da equipe masculina deverá ocorrer entre fevereiro e março. Já a peneira para a seleção de ginástica rítmica ainda não tem previsão.

No processo seletivo que começa neste final de semana, a nova comissão técnica não poderá avaliar três dos principais nomes da antiga equipe. Daiane dos Santos e Laís Souza recuperam-se de cirurgias no joelho, enquanto Jade Barbosa sofre de grave lesão no punho. Entretanto, em entrevista ao UOL Esporte em 9 de janeiro, Luciene Resende explicou que o caso das três ginastas seria entendido pela CBG, que estaria disposta a avaliá-las em outro momento.

Das estrelas do combinado que ficou em oitavo lugar nos Jogos de Pequim, a única confirmada é Daniele Hypólito, que, segundo seu staff, inscreveu-se para a peneira e viajará a Curitiba no domingo à noite para participar do processo.

Ao contrário dos dois últimos ciclos olímpicos, a CBG não pretende, pelo menos neste primeiro ano, manter uma seleção permanente de ginástica artística feminina. Desta maneira, as ginastas escolhidas na seletiva permanecerão treinando em seus clubes e vão se reunir apenas às vésperas de competições, em locais a serem decididos em datas próximas desses eventos.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host