UOL Esporte Ginástica
 
25/09/2008 - 11h41

Ginasta romena Steliana Nistor anuncia aposentadoria aos 19 anos

Das agências internacionais
Em Bucareste (ROM)
Considerada uma das principais ginastas da Romênia ao lado de Sandra Izbasa desde a aposentadoria de Catalina Ponor, a jovem Steliana Nistor anunciou nesta quinta-feira o fim de sua carreira como atleta. A esportista de 19 anos alegou problemas de saúde para justificar sua decisão.

AFP/Michael Latz
Steliana Nistor (e) com a prata do Mundial de 2007 ao lado de Shawn Johnson (ouro), Jade Barbosa e Vanessa Ferrari (bronze)
MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
"Fisicamente, eu não consigo mais", desabafou a ginasta em entrevista para uma TV local. "Quando faço saltos e solo, tudo me dói. Na trave, são as pernas e a coluna vertebral. E nas paralelas, são os ombros".

Agora, Steliana Nistor iniciará uma faculdade de esporte na Universidade de Sibiu, sua cidade-natal. "Por 12 anos, eu me dediquei aos treinamentos. Agora é hora de começar os estudos", comentou a ginasta.

A Federação Romena de Ginástica declarou que não foi comunicada oficialmente sobre a aposentadoria de Nistor e lamentou a decisão da ginasta. "Respeitamos sua decisão. A federação não pode se opor a uma decisão unilateral de qualquer esportista", afirmou Mircea Apolozan, secretário geral da entidade, que admitiu ter conhecimento prévio sobre os problemas de saúde enfrentados pela atleta nos últimos anos.

Steliana Nistor ajudou a equipe romena a garantir a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. Antes disso, ela levou o time ao ouro no Europeu de 2008 e ainda abocanhou duas pratas no Mundial de 2007 (trave e individual geral), entre outros resultados.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host