UOL Esporte Ginástica
 
24/10/2010 - 16h55

Campeões no individual geral sobem ao pódio por aparelhos, mas sem ouro

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Principal nome feminino no Mundial de ginástica artística, a russa Aliya Mustafina chegou ao último dia de competição com 100% de aproveitamento: subiu ao pódio em todas as provas que disputou. No entanto, neste domingo, a campeã no individual geral falhou e não ficou entre as três melhores na trave e, com a prata no solo, terminou a disputa em Roterdã, Holanda, com cinco medalhas. No masculino, o destaque japonês Kohei Uchimura se despediu com o bronze nas barras paralelas e soma quatro medalhas.

A exemplo do que ocorreu no sábado, Mustafina acabou sendo superada na final por aparelhos. No solo, o ouro ficou com a australiana Lauren Mitchell, que somou 14,833 pontos. Com 14,766, a russa levou mais uma prata. A romena Diana Maria Chelaru também obteve ficou em segundo com a mesma nota.

Na trave, Mustafina decepcionou ao perder o equilíbrio e cair e terminou em sétimo ao somar 13,766 pontos. A campeã foi a romena Ana Porgras (15,366), seguida pela norte-americana Rebeca Bross e pela chinesa Linlin Deng – ambas terminaram em segundo com 15,233 pontos.

Mustafina termina o Mundial com cinco medalhas: duas de ouro (equipes e individual geral) e três pratas (salto, barras assimétricas e solo).

Masculino

Kohei Uchimura não teve a mesma eficiência de Mustafina e ficou de fora de algumas finais. Mas em todas em que disputou o título, o japonês subiu ao pódio. Neste domingo, o campeão no individual geral ficou com o bronze nas barras paralelas, atrás dos chineses Zhe Feng (15,966) e Haibin Teng (15,616).

Uchimura sai do Mundial com quatro medalhas: ouro (individual geral), prata (equipes e solo) e bronze (barras paralelas). Outras duas finais masculinas foram disputadas sem a presença do japonês.

A barra fixa consagrou o chinês Chenglong Zhang, que obteve 16,166 pontos. O holandês Epke Zonderland ficou com a prata e o alemão Fabian Hambuechen com o bronze. No salto, o campeão foi o francês Thomas Bouhail, seguido pelo russo Anton Golotsutskov e o bielorrusso Dzmitry Kaspiarovich, respectivamente.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host