UOL Esporte Ginástica
 
20/10/2010 - 17h45

Nova estrela 'dá' ouro à equipe russa e arranca elogios de veteranas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Aliya Mustafina é parabenizada por seu técnico, Alexandre Alexandrov, após fazer a série de solo que rendeu o ouro à equipe russa nesta quarta-feira

    Aliya Mustafina é parabenizada por seu técnico, Alexandre Alexandrov, após fazer a série de solo que rendeu o ouro à equipe russa nesta quarta-feira

Desde que Svetlana Khorkina se aposentou, em 2004, a ginástica artística russa ficou órfã de ídolos. Apesar do surgimento de atletas talentosas como Elena Zamolodchikova, Ksenia Semenova e Ksena Afanasyeva, a Rússia foi ficando para trás no esporte que a União Soviética dominava com sobras. Pois parece que os bons ventos voltaram a soprar para o país na modalidade. Tudo graças a uma nova estrela.

Nesta quarta-feira, a Rússia conquistou o título feminino por equipes em Roterdã, o primeiro como país independente em um Mundial de ginástica artística. Semenova e Afanasyeva estavam entre as competidoras, mas o time pareceria normal não fosse a presença de Aliya Mustafina.

Aos 16 anos, a novata disputa seu primeiro Mundial e já é cotada para conquistar, pelo menos, quatro medalhas na Holanda. Mustafina foi o grande destaque nas eliminatórias do último final de semana e classificou para todas as finais, já virando “marmelada” na disputa do individual geral.

Nesta tarde, a russa superou a irregularidade de suas companheiras, deu show na Ahoy Arena e levou o time ao ouro que não vinha desde 1991, época da antiga União Soviética. As apresentações de Mustafina arrancaram elogios até dos adversários.

“Ele foi ótima. Eu fiquei muito impressionada”, reconheceu a multimedalhista mundial Alicia Sacramone, veterana da seleção dos Estados Unidos.

No último aparelho, por sinal, o grande duelo ficou mesmo por conta de Mustafina e Sacramone. A russa foi para o solo com a responsabilidade de fazer a Rússia virar o jogo, já que o time estava em segundo lugar, atrás da China. Já a norte-americana foi para seu melhor aparelho, o salto, com missão ainda mais difícil, uma vez que os Estados Unidos estavam em terceiro.

Sacramone fez o que dela se esperava, alcançou 15,600 pontos e deixou o time americano com a liderança provisória. Aí foi a vez de Mustafina. Sua apresentação foi tão especial que nem mesmo um erro no final da série, quando pisou fora do tablado, foi suficiente para derrubar sua nota. A russa alcançou 14,666 pontos e assegurou o ouro para seu país.

Até a romena Nadia Comaneci, maior nome da ginástica em todos os tempos, exaltou a performance da russa. "Mustafina levou a vitória pra casa", exclamou a ex-atleta em seu Twitter.

Na sexta-feira, a ginasta ainda adolescente disputará a final do individual geral, para o qual se classificou em primeiro lugar com sobras tal como no solo e no salto. Ainda participará da decisão das barras assimétrica e da trave, onde também tem boas chances de subir ao pódio. As finais por aparelhos serão disputadas no sábado e no domingo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host