UOL Esporte Ginástica
 
29/01/2010 - 10h19

Daiane leva só cinco meses de suspensão por doping

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Daiane dos Santos foi flagrada dom a substância proibida Furosemida, que tem ação diurética

    Daiane dos Santos foi flagrada dom a substância proibida Furosemida, que tem ação diurética

A ginasta Daiane dos Santos escapou de uma punição maior e foi suspensa por apenas cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), conforme anunciou a entidade nesta sexta-feira. A brasileira foi flagrada no exame antidoping por uso do diurético furosemida.

Daiane testou positivo para a substância no dia 2 julho de 2009, e alegou que estava fazendo um regime para emagrecer. A ginasta estava sujeita a até dois anos de suspensão, mas tanto ela quanto a Agência Mundial Antidoping (Wada) podem recorrer da decisão.

A suspensão para a campeã mundial no solo em 2003 passa a valer a partir do dia 27 de janeiro. Em seu comunicado, a FIG explicou que seguiu as recomendações do comitê disciplinar feitas em uma reunião no dia 18 de dezembro. A entidade lembrou ainda que a decisão está sujeita a recurso na Corte Arbitral do Esporte dentro dos próximos 21 dias.

A furosemida é um diurético proibido por ter potencial para disfarçar outras substâncias detectáveis na urina, e também por ajudar na perda de peso. Para o médico especialista Eduardo de Rose, um dos fundadores da Wada, Daiane tem que comemorar essa decisão.

“É uma ótima notícia para ela, os advogados dela estão de parabéns, uma suspensão de cinco meses é praticamente nada, até porque ela não vem treinando para competir”, declarou o médico ao canal Sportv. “Minha experiência diz que um processo desse tipo não tem um fim imediato nessa decisão. Pode haver um novo julgamento”, avisou o especialista.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host