Topo

Após adeus à seleção, Falcão anuncia fim da carreira no futsal em 2018

Falcão marcou 401 gols pela seleção brasileira e cerca de 3 mil no total da carreira no futsal - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images
Falcão marcou 401 gols pela seleção brasileira e cerca de 3 mil no total da carreira no futsal Imagem: Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 10h59

Aos 41 anos, Falcão anunciou neste domingo que deixará o esporte profissional em 2018. Uma semana depois de fazer seu jogo de despedida da seleção brasileira diante do Paraguai, em Jaraguá do Sul, o jogador visto como maior nome do futsal de todos os tempos afirmou em entrevista ao "Esporte Espetacular", da TV Globo, que cumprirá compromissos com o Magnus Sorocaba Futsal-Athleta somente até o fim do ano e depois disso se dedicará a novas atividades. 

"Profissionalmente, pensando muito, com 41 anos chegou o momento. Me despedi da seleção recentemente e agora vou terminar meus compromissos com o clube. Tenho certeza que ainda farei muitos eventos, mas para me divertir. Profissionalmente é o último ano", disse Falcão, que resumiu a carreira na mesma entrevista: "Tentei ser um exemplo de profissional, minha história é de um legado muito bacana. Triste por não viver esses momentos mais, mas feliz de ter vivido o que vivi e poder incentivar a molecada."

Falcão defendeu a seleção brasileira de futsal por 20 anos, com 258 partidas e 401 gols marcados. O jogador conquistou o bicampeonato mundial em 2008 e 2012, além de 11 Grand Prix e cinco edições de Copa América com a camisa verde e amarela. Somando seleção e clubes, entre jogos oficiais e amistosos, foram 3 mil gols de acordo com suas contas. Ele foi eleito como o melhor do mundo do esporte em 2004 e 2008 e foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007. Foram 54 títulos por clubes e 24 pela seleção.

Em suas redes sociais, Falcão já anuncia outras atividades profissionais que deve intensificar nos próximos meses, como eventos, propagandas e clínicas de futsal. Ele também tem um canal no Youtube com quase 50 mil inscritos, lançado há apenas uma semana e que promete vídeos às quintas-feiras.

Falcão começou no futsal em 1991, pelo AACC Guapira, clube da Zona Norte de São Paulo. Depois ele defendeu Corinthians, GM/Chevrolet, CA Atlético/Pax de Minas, Rio de Janeiro/Miécimo, São Paulo/Osasco, Banespa, Malwee Futsal, Santos, ADC Intelli/Orlândia, Futsal Brasil Kirin/Sorocaba e, desde 2016, o Magnus Futsal/Sorocaba. Em 2005 ele teve uma experiência no futebol de campo pelo São Paulo, mas atuou somente seis vezes (uma como titular) em três meses e foi campeão paulista.