UOL Esporte Futebol
 
29/04/2009 - 14h11

Largada igual à do título de 1983 é vista como bom sinal no Grêmio

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Divulgação
Tcheco é o capitão do time neste 2009
CAMPANHA EM 2009
Grêmio 0x0 Universidad (CHI)
Chico (COL) 0x1 Grêmio
Aurora (BOL) 1x2 Grêmio
Grêmio 3x0 Aurora (BOL)
Universidad (CHI) 0x2 Grêmio
Grêmio 3x0 Chicó (COL)
DEFESA GARANTE SUCESSO DO TIME
Uma série de coincidências entre a campanha que o Grêmio fez nesta primeira fase da Libertadores da América, na relação com aquela realizada quando da conquista do título de 1983, o primeiro do clube na competição continental, está sendo encarada como um bom sinal no estádio Olímpico.

Tanto em 2009 como em 1983 o Tricolor terminou a etapa classificatória de forma invicta, em ambas com 16 pontos, nas duas começou empatando em casa, e igualmente encerrou a fase num jogo em que marcou três gols.

Além disso, tanto naquela temporada de 26 anos atrás como na de agora, havia um adversário boliviano no caminho - para ser exato, eram dois em 83.

Divulgação
César foi atacante gremista em 1983
CAMPANHA EM 1983
Grêmio 1x1 Flamengo
Blooming (BOL) 0x2 Grêmio
Bolívar (BOL) 1x2 Grêmio
Grêmio 2x0 Blooming (BOL)
Grêmio 3x1 Bolivar
Flamengo 1x3 Grêmio
DEFENSOR OU SAN MARTIN
"É claro que isso é um bom sinal, e também prova que o planejamento para a Libertadores deste ano foi muito bem feito pelo nosso Departamento de Futebol", afirmou o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, depois da vitória sobre o Boyacá Chicó, 3 a 0, na noite desta terça-feira, no encerramento da etapa de grupos do torneio continental, que confirmou o melhor desempenho entre todos os 32 participantes.

Entre as poucas diferenças, a melhor produção ofensiva daquele time que conquistou a América e o mundo em 1983, comandado pelo grande herói da história do clube Renato Portaluppi. Foram 13 gols, com média superior a dois por jogo, enquanto neste ano 11 foram marcados.

Já a defesa gremista é superior em 2009, pois o goleiro Victor só viu a bola entrar uma única vez na sua meta - na vitória de 2 a 1 sobre o Aurora, na Bolívia -, enquanto em 1983 a equipe que tinha Mazaropi como o nº 1 sofreu quatro.

"Apesar dessa boa campanha que estamos fazendo, continuam dizendo que o time não é tudo isso, que deu sorte em pegar um grupo muito fraco, nas tudo bem, deixa que falem, o importante é que sabemos do nosso potencial", afirmou o meia Souza, nesta terça-feira.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host