UOL Esporte Futebol
 

Ronaldo marcou dois gols e foi o destaque da vitória do Corinthians

26/04/2009 - 17h58

Ronaldo cala Vila, Corinthians vence e amplia vantagem nas finais

Alexandre Sinato e Bruno Thadeu
Em Santos*
CORINTHIANS BATE SANTOS NA VILA
Ronaldo ratificou a condição de decisivo em grandes jogos. Com uma atuação de gala, silenciou a Vila Belmiro sob olhar de Pelé. Desta vez, a vítima do camisa 9 corintiano foi o Santos. Mesmo com a vantagem de poder empatar os dois jogos para faturar o título paulista, o Corinthians venceu os donos da casa por 3 a 1, neste domingo, com dois gols do Fenômeno.

Com esta vitória, o Corinthians segue invicto no Estadual. São 22 jogos sem derrota. Agora o time de Parque São Jorge pode até perder por dois gols de diferença para o Santos, dia 3 de maio, no Pacaembu, que conquista o título.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Chicão cobra falta com categoria pelo lado esquerdo e acerta o canto superior de Fábio Costa, que não salta para tentar a defesa.
25min - GOOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Após chutão de Chicão, Ronaldo faz belo domínio e toca de esquerda na saída de Fábio Costa para ampliar a vantagem dos visitantes.
35min - Ronaldo arrisca chute de esquerda de fora da área e quase surpreende. A bola sai sobre o travessão.
37min - Kléber Pereira sai na cara de Felipe, tenta o drible e vê o goleiro afastar. No rebote, Neymar chuta e para em novo desvio de Felipe.
41min - Triguinho invade a área pela esquerda e chuta cruzado, mas Felipe aparece bem. Na sequência, Fabão toca após escanteio e Felipe cai no canto direito para defender.
SEGUNDO TEMPO
4min - Em falta ensaiada, Pará recebe de Madson na direita e cruza para Fabiano Eller, que cabeceia sobre o gol.
9min - Kléber Pereira perde grande chance de cabeça após cruzamento de Triguinho. A finalização vai para fora.
13min - Em contra-ataque, Elias tabela com Ronaldo e perde boa chance ao chutar sobre Fábio Costa.
15min - GOOOOOOOLLLLLLLL DO SANTOS!!! Triguinho avança pela esquerda, faz o cruzamento e conta com desvio errado de Felipe para descontar.
31min - GOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Um golaço de Ronaldo! O Fenômeno domina na entrada da área, encara a marcação e, de esquerda, faz um golaço de cobertura em Fábio Costa, esbanjando habilidade.
36min - Felipe faz grande defesa em finalização de Róbson após passe de Maikon Leite.
FOTOS DO 1º JOGO DA DECISÃO
PAULISTA ESTÁ DECIDIDO?
MANO VÊ TÍTULO MAIS PERTO
MANCINI ACREDITA NA VIRADA
"Eu estava vendo que o Fábio Costa ficava adiantado no primeiro tempo. Fiquei com isso na cabeça durante todo o tempo. Aí aproveitei uma jogada que acho que foi decisiva para o jogo", detalhou Ronaldo sobre o seu segundo gol no Santos.

Logo no primeiro lance ofensivo do Corinthians no jogo o time abriu o marcador. Em cobrança de falta, aos 10min, Chicão chutou no contrapé de Fábio Costa.

Em desvantagem, o Santos investiu ofensivamente, mas, nervoso, pecava nas finalizações. O Corinthians apenas se resguardava na defesa.

Recuado, o Corinthians chamou o Santos para o ataque. A estratégia funcionou. Ronaldo recebeu a bola sem marcação e, frente a frente com Fábio Costa, o camisa 9 marcou o segundo gol do Corinthians, aos 25min.

O resultado adverso fez o Santos partir para cima do rival. E não faltaram oportunidades para o Santos fazer o primeiro gol. Em 15 minutos, o time da Vila criou quatro excelentes chances, mas errou nas finalizações. Em uma das jogadas, o goleiro Felipe tirou a bola de Kléber Pereira. No rebote, o corintiano espalmou chute de Neymar.

O Corinthians seguiu usando os contra-ataques para ameaçar a defesa santista. Após o intervalo, o jogo continuou apresentando o mesmo ritmo. Santos no ataque e o Corinthians administrando a vantagem, deixando apenas Ronaldo no ataque.

De tanto pressionar, o Santos marcou o gol após cruzamento de Triguinho. Felipe falhou no lance. Na súmula, o árbitro Wilson Luiz Seneme deu gol contra do corintiano.

A partir do gol santista ficou acentuado o duelo entre o ataque dos anfitriões e a defesa dos visitantes. O Corinthians apenas resistia à pressão dos anfitriões. Mas o time paulistano tinha Ronaldo.

Isolado no ataque, o camisa 9 fez o que ninguém imaginava. Em vez de arriscar chute com força, Ronaldo preferiu encobrir Fábio Costa com a perna esquerda, marcando um gol antológico.

"É um sonho pensar que aqui o Rei fez tantos gols. É uma honra ser rei mesmo que seja por um dia na casa do Rei. Foi ótimo", declarou Ronaldo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Ronaldo "só" fez dois gols na Vila Belmiro
BLOG DO JUCA KFOURI
O segundo gol de Ronaldo desestruturou o Santos, que deixou de apertar a zaga corintiana. Mancini ainda promoveu a estreia de Maikon Leite, que não jogava havia oito meses. Ele ainda criou lances ofensivos, mas Felipe impediu a reação santista.

SANTOS 1 X 3 CORINTHIANS

Santos
Fábio Costa; Luizinho, Fabiano Eller, Fabão e Triguinho (Maikon Leite); Pará, Germano, Madson, Paulo Henrique Lima (Róbson) e Neymar; Kléber Pereira (Roni)
Técnico: Vagner Mancini

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian (Túlio), Elias, Douglas (Boquita) e Morais; Jorge Henrique (Fabinho) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Data: 26/04/2009 (domingo)
Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Everson Luquesi Soares (SP)
Público: 17.259 torcedores
Renda: R$ 1.044.330,00
Cartões amarelos: Pará, Fabão, Germano (SAN); André Santos, Elias, Cristian, Morais, Chicão (COR)
Gols: Chicão, aos 10min, e Ronaldo, aos 25min do primeiro tempo; Felipe (contra), aos 15min, Ronaldo, aos 31min do segundo tempo

*Atualizada às 15h01 de 27/04/2009

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host