UOL Esporte Futebol
 

Ronaldo foi decisivo na semifinal e ajudou o Corinthians a se classificar

19/04/2009 - 17h54

Corinthians vence, grita "olé" e decide Paulista com Santos após 25 anos

Bruno Chazan e Carlos Padeiro
Em São Paulo
Com direito ao grito de "olé" em um Morumbi lotado de são-paulinos, o Corinthians usou o contra-ataque para vencer o rival por 2 a 0, na tarde deste domingo, e está na final do Campeonato Paulista. Os gols saíram no segundo tempo e foram marcados por Douglas e Ronaldo.

Assim, o Estadual volta a ser decidido por Corinthians e Santos após 25 anos - em 1984, a equipe da Baixada Santista ficou com o título depois de vencer o clássico na última rodada (a competição era por pontos corridos, mas a última partida ganhou ares de final).

Os dois triunfos sobre o São Paulo na semifinal - o primeiro jogo terminou 2 a 1, no Pacaembu - garantem ao clube de Parque São Jorge a vantagem de jogar por dois empates.

No primeiro tempo, a equipe do técnico Muricy Ramalho partiu para o ataque e teve mais chances de balançar as redes. Na etapa final, porém, os comandados de Mano Menezes abriram o placar aos 10min. Ronaldo lançou, Jorge Henrique invadiu a área sozinho e chutou na trave. No rebote, Douglas só teve o trabalho de tocar a bola para o gol.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
5min - Douglas bate de longe e Bosco defende em dois tempos.
13min - Washington ganha disputa no corpo com William, invade a área e bate fraco, para defesa de Felipe.
19min - Jorge Wagner recebe na área e solta a bomba; Felipe defende com a ponta dos dedos.
22min - Jorge Wagner cruza da direita e Borges desvia torto, para fora.
32min - Ronaldo recebe enfiada de André Santos na área e bate forte; Bosco espalma para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
1min - Hernanes cruza da direita, Borges sobe mais que Alessandro e cabeceia no travessão.
10min - GOOOLLL!!! DO CORINTHIANS!!! Ronaldo lança Jorge Henrique, que recebe livre na área e bate na trave; o rebote fica com Douglas, que só empurra para o gol.
13min - GOOOLLL!!! DO CORINTHIANS!!! Ronaldo recebe boa bola enfiada e bate com categoria na saída de Bosco.
24min - Alessandro faz fila pela direita, invade a área, corta para dentro e solta a bomba de esquerda, perto do gol de Bosco.
MAIS SOBRE O CORINTHIANS
MAIS SOBRE O SÃO PAULO
ARTILHARIA COMPLETA
Três minutos depois, Ronaldo recebeu nas costas da zaga, ganhou na velocidade e bateu na saída de Bosco. "Falei com ele sobre a sua arrancada. Eu disse, 'que velocidade, hein gordo'. O Ronaldo saiu de trás do zagueiro e terminou na frente. Isso mostra que ele se recupera cada vez mais e que está melhor em um de seus melhores fundamentos", elogiou Mano Menezes.

O São Paulo demonstrou abatimento após os gols e passou a ser dominado pelos corintianos, que tiveram outras chances para ampliar o resultado, porém pecaram nas finalizações.

Nos minutos finais, o Corinthians passou a tocar a bola, e a torcida começou a gritar "olé". O zagueiro Rodrigo ainda foi expulso após falta violenta. Ao final da partida, os são-paulinos cantaram o hino do clube e gritaram o nome de Muricy.

"Fomos para cima deles. Fizeram um gol em contra-ataque e isso nos desestabilizou. A bola não quis entrar. Foi isso o que aconteceu. Se tivéssemos aproveitado nossas chances antes do primeiro gol deles, seria outra partida", lamentou o meia Jorge Wagner.

O jogo

Os dois treinadores adotaram formações ofensivas, no 4-2-3-1. Pelo lado tricolor, Dagoberto foi a surpresa para atuar ao lado de Borges e Washington. Sem a bola, o camisa 25 voltava para ser um quarto homem no meio-campo.

No Corinthians, Mano Menezes repetiu os 11 titulares que venceram o jogo de ida no Pacaembu, com Jorge Henrique no ataque, para exercer função similar à de Dagoberto. "Fomos coerentes, porque nessa primeira parte do jogo o São Paulo vai ter força, e a gente não vai querer só se defender. Queremos a vaga na final", argumentou o comandante corintiano.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Festa corintiana no Morumbi, pra variar
BLOG DO JUCA KFOURI
Os donos da casa começaram a partida pressionando. Washington, Jorge Wagner e Borges tiveram chances claras de gol, mas pecaram na finalização. Os visitantes responderam com um chute de fora da área de Douglas, e Bosco defendeu em dois tempos.

A partir dos 25 minutos, as duas equipes diminuíram um pouco o ritmo. O Corinthians passou a ter mais posse de bola e neutralizou o sufoco inicial imposto pelo São Paulo.

Pouco acionado em campo, Ronaldo teve sua primeira chance aos 31min, quando invadiu a área e chutou. Bosco defendeu com as pernas. Nos minutos finais, Washington recebeu duas bolas na entrada da área, mas foi interceptado pela zaga.

NÚMEROS DO JOGO - DATAFOLHA
SÃO PAULOCORINTHIANS
13Finalizações11
103Desarmes114
204 certos
59 errados
Passes256 certos
65 errados
21Faltas21
12Dribles7
"Tivemos situações de gol no primeiro tempo e temos que continuar insistindo no segundo", analisou Jorge Wagner, camisa 7 tricolor, na saída para o intervalo.

"No contra-ataque, tivemos três ou quatro no primeiro tempo, temos que caprichar mais", observou o goleiro Felipe.

Na etapa final, com menos de um minuto, Borges acertou uma cabeçada no travessão de Felipe. Essa foi a única chance de gol dos donos da casa. A partir daí, o Corinthians marcou dois gols no contra-ataque e dominou o duelo.

SÃO PAULO 0 x 2 CORINTHIANS

SÃO PAULO
Bosco; Rodrigo, Miranda, Renato Silva e Junior Cesar; Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Wellington), Borges e Washington
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos (Diego); Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho (Morais) e Ronaldo (Boquita)
Técnico: Mano Menezes

Data: 19/04/2009 (domingo)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Everson Luiz Luquesi Soares
Público: 45.884 (45.710 pagantes)
Cartões amarelos: Rodrigo (SP), Washington (SP), Dagoberto (SP); André Santos (C), Cristian (C), Dentinho (C)
Cartão vermelho: Rodrigo (SP)
Gol: Douglas, aos 10min, e Ronaldo, aos 13min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host