UOL Esporte Futebol
 

Depois de vencer por 2 a 1 com gol no final, o Botafogo acabou eliminado nos pênaltis

16/04/2009 - 21h46

Maicosuel vai de herói a vilão, e Bota está fora da Copa do Brasil

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira, não havia melhor lugar para a zebra passear do que um duelo entre alvinegros. Após vencer por 2 a 1 no tempo normal [placar pelo qual havia perdido a partida de ida], o Botafogo foi derrotado nos pênaltis [5 a 4] pelo Americano e acabou eliminado, em pleno Engenhão, ainda na segunda fase da Copa do Brasil. Maicosuel, que marcou aos 46 do segundo tempo o gol que renovou as esperanças do Glorioso, foi o único a desperdiçar uma cobrança.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - Victor Simões recebe cruzamento na medida, mas finaliza mal para fora.
15min - Reinaldo arrisca de fora da área, com a perna esquerda, e obriga o goleiro Jefferson a realizar grande defesa.
19min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Juninho arranca pelo meio, toca para Victor Simões, que devolve de letra, e finaliza com maestria.
40min - Kieza faz boa jogada individual pela esquerda de ataque, invade a área e finaliza para boa defesa de Renan.
SEGUNDO TEMPO
2min - A zaga do Botafogo falha, Kieza aproveita e emenda para o gol, mas Renan faz a defesa.
20min - GOOOOLLLL DO AMERICANO!!!! Kieza recebe ótimo passe na área e toca com categoria na saída de Renan.
43min - Maicosuel aparece na cara de Jefferson e bate cruzado, mas o goleiro faz grande defesa.
46min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Maicosuel avança e acerta belo chute de fora da área, no canto esquerdo de Jefferson.
IMAGENS DA PARTIDA
PÁGINA DO BOTAFOGO
TABELA DA COPA DO BRASIL
REINALDO DEVE JOGAR FINAL
ELIMINAÇÃO NÃO VAI ABATER
ÁRBITRO DA FINAL SORTEADO
FINAL JÁ COM RENDA E PÚBLICO
ALESSANDRO E JUNINHO FORA
PAULISTINHA, CAJU, DONIZETE?
Ao Botafogo resta juntar os cacos e chegar forte na decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual, domingo, contra o Flamengo. Já o Americano aguarda seu adversário pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, que sairá do confronto Ponte Preta x Figueirense. No primeiro jogo, empate em 2 a 2.

"Nós não conseguimos nos achar em campo no segundo tempo, e o Americano tirou proveito disso. Infelizmente acabamos eliminados, mas agora é pensar na grande decisão de domingo", explicou o atacante Reinaldo.

Diante da necessidade de vitória, o Botafogo partiu para o ataque desde os primeiros minutos. Aos 12 e aos 15, quase abriu o placar, só que a falta de precisão de Victor Simões e a atuação do goleiro adversário atrapalharam. Mas o gol estava maduro. Aos 19, Juninho arrancou como um típico camisa 10, tocou para Victor Simões, que devolveu de letra, e finalizou no ângulo de Jefferson, sem chances. Belo lance e vantagem parcialmente revertida.

Aos 29, o técnico Ney Franco foi obrigado a realizar uma alteração não planejada. Com dores na coxa, Reinaldo pediu para ser substituído, e deu vaga a Diego. Um pouco antes disso, porém, o time carioca passara a atuar de forma menos insinuante, o que serviu para dar confiança ao Americano. Os visitantes cresceram na partida e ampliaram a presença no campo de ataque. Mas a afobação parecia ser uma inimiga invencível.

"A gente estava melhor antes de fazer o gol. Temos de cuidar melhores disso e voltar a atacar mais, porque senão as coisas podem se complicar", reclamou o capitão do Botafogo, Juninho.

O alerta não foi compreendido. O Alvinegro de General Severiano voltou para o segundo tempo acuado e permitindo avanços do Americano. Aos 2, Kieza assustou, mas faltou força no chute. Além de força, faltava também coragem e tranqüilidade aos visitantes. O último passe continuava sendo errado insistentemente, assim como no fim da primeira etapa. Para alguns jogadores a bola parecia queimar no pé e se livrar dela era a principal meta.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Certas coisas só acontecem com o...
BLOG DO JUCA KFOURI
Contudo, aos 20 o Americano, enfim, aproveitou o mau posicionamento do Botafogo. Kieza apareceu livre na área e tocou na saída de Renan: 1 a 1 e pressão sobre os donos da casa. O empate dava a vaga aos visitantes. Das arquibancadas, surgiram as primeiras vaias. Daí em diante, o Botafogo partiu para o tudo ou nada, e quando as esperanças pareciam não existir mais, Maicosuel resolveu sozinho. Com belo chute da entrada da área, levou o jogo para a disputa de pênaltis. O herói foi escolhido para inaugurar as cobranças, e foi justamente o único a perder. Ao fim, a zebra deixou a casa botafoguense a galope.

BOTAFOGO 2 x 1 AMERICANO

Botafogo
Renan; Wellington (Gabriel), Juninho e Fahel (Jean Coral); Alessandro, Léo Silva, Leandro Guerreiro, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo (Diego) e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco

Americano
Jeffeson; Elson, Carlão e Anderson; Paulo Henrique, Pirão, Renan, Eberson (Elias) e Ernani; Diego Sales (Diego) e Kieza.
Técnico: Toninho Andrade

Data: 16/04/2009 (quinta-feira)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flávio Manoel da Silva (RJ)
Cartões amarelos: Victor Simões, Wellington e Alessandro (BOT); Diego Sales, Renan e Elson (AME)
Gols: Juninho, aos 19 minutos do primeiro tempo; Kieza, aos 20 e Maicosuel, aos 46 minutos do segundo tempo
Pênaltis: Maicosuel (0 a 0); Kieza (0 a 1); Juninho (1 a 1); Carlão (1 a 2); Léo Silva (2 a 2); Paulo Henrique (2 a 3); Victor Simões (3 a 3); Ernani (3 a 4); Leandro Guerreiro (4 a 4) e Pirão (4 a 5)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host