UOL Esporte Futebol
 

O Botafogo não deu chances ao Vasco na partida deste sábado

11/04/2009 - 20h28

Regido por Maicosuel, Bota goleia Vasco e está na final da Taça Rio

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
De nada adiantou a campanha irretocável na primeira fase ou o favoritismo carregado pelos cruzmaltinos. O Botafogo, comandado por Maicosuel, fez o talento se sobrepor à organização do Vasco e não perdoou. Com atuação convincente, despejou uma goleada de 4 a 0 no rival, neste sábado, no Maracanã, e assegurou vaga na final da Taça Rio, segundo turno do Estadual.

Agora, o Alvinegro espera pelo vencedor do Fla-Flu deste domingo. O jogo decisivo será realizado no próximo fim de semana. Caso confirme o título, o Glorioso será automaticamente declarado dono do troféu estadual, uma vez que foi campeão da Taça Guanabara.

"Estamos mais perto desse título. Agora, só falta uma vitória para a gente confirmar isso. Entre Flamengo e Fluminense, tanto faz. Temos de vencer quem vier", declarou o goleiro Renan.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
7min - Jeferson arrisca de fora da área e a bola passa rente ao travessão alvinegro.
18min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Maicosuel passa por dois adversários, invade a área pela esquerda e acerta o ângulo de Tiago.
22min - Rodrigo Pimpão invade a área alvinegra, mas finaliza na rede pelo lado de fora.
29min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! - Thiaguinho tabela com Victor Simões, ganha na velocidade e toca com categoria na saída de Tiago
SEGUNDO TEMPO
2min - Jeferson recebe boa bola de Elton na área, mas desperdiça uma oportunidade clara para marcar
5min - Paulo Sergio levanta na área, em cobrança de falta, e Nilton desvia de cabeça, assustando o goleiro Renan.
16min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Gabriel, mesmo com pouco ângulo, domina no peito e acerta belo chute, sem chances para Tiago.
21min - GOOOOLLLL DO BOTAFOGO!!!! Maicosuel recebe de Victor Simões e toca bem na saída do goleiro cruzmaltino.
PÁGINA DO BOTAFOGO
PÁGINA DO VASCO
TABELA INTERATIVA DO RIO
PAULISTINHA, CAJU, DONIZETE?
JUNINHO, BISMARCK, ADEMIR?
Contudo, Botafogo e Vasco não têm muito tempo para festas ou lamentos. Na quarta, o Cruzmaltino encara o Central, em Caruaru, pela rodada de ida da segunda fase da Copa do Brasil. No dia seguinte, o Alvinegro faz o jogo de volta com o Americano, no Engenhão. No primeiro duelo, vitória da equipe de Campos por 2 a 1.

Maicosuel e Thiaguinho: fatores de desequilíbrio
A tensão tomou conta das duas equipes no início do clássico. Aos poucos, porém, o Vasco se soltou e começou a tomar as rédeas do jogo. Mas aos 18 minutos o talento individual de Maicosuel falou mais alto. Ele deixou dois adversários para trás e finalizou bem para abrir o placar.

Com a desvantagem, o time cruzmaltino passou a arriscar mais e tinha Ramon como sua principal arma. Na outra lateral, porém, Paulo Sérgio deixava muitos espaços, e foi por ali que Thiaguinho tabelou com Victor Simões e aumentou a vantagem do Alvinegro.

"Eles que têm de correr atrás. Não adianta a gente ficar atacando que nem loucos. Está fácil, temos a vantagem", disse Thiaguinho, que recebeu a resposta. "Não tem nada ganho. Podemos nos recuperar e virar esse placar", frisou Carlos Alberto.

Confirmação e goleada
A volta do intervalo foi surpreendente. Como um rolo compressor, o Vasco partiu para cima do Botafogo e criou duas grandes chances em cinco minutos. O Alvinegro não via a cor da bola. Mas eis que, aos dez, o zagueiro cruzmaltino Leonardo resolveu entrar em ação. Após carrinho violento em Gabriel, ele, que já tinha um cartão amarelo, acabou expulso. Um duro golpe às esperanças da equipe de São Januário.

A desvantagem numérica foi mesmo decisiva. Seis minutos mais tarde, o jovem Gabriel, que entrara na vaga do lesionado Thiaguinho, arriscou um chute no qual poucos acreditariam e ampliou para a 3 a 0. E tinha mais. Aos 21 , Reinaldo tramou boa jogada com Victor Simões, que acionou Maicosuel. O meia não perdoou e marcou seu segundo na partida, decretando a goleada. A torcida do Vasco, que cabisbaixa começava a deixar o Maracanã, teve sua 'fuga' regida pela trilha sonora vinda do lado adversário: "Uh é chocolate!", gritavam os alvinegros, em clima de Páscoa.

VASCO 0 x 4 BOTAFOGO

VASCO: Tiago; Paulo Sérgio (Mateus), Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto (Alan Kardec); Rodrigo Pimpão e Elton (Alex Teixeira)
Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Renan, Wellington (Túlio Souza), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro (Batista), Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho (Gabriel) ; Reinaldo e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Data: 11/04/2009 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Ferreira de Almeida (RJ)
Cartões amarelos: Amaral e Leonardo (VAS); Leandro Guerreiro, Wellington, Alessandro e Victor Simões (BOT)
Cartão vermelho: Leonardo (VAS)
Gols: Maicosuel, aos 18 e Thiaguinho, aos 29 minutos do primeiro tempo; Gabriel, aos 16 e Maicosuel, aos 21 minutos do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host