UOL Esporte Futebol
 
02/04/2009 - 15h18

Del Bosque iguala marca de João Saldanha em seleções

Das agências internacionais
Em Madri (Espanha)
Com o triunfo por 2 a 1 sobre a Turquia, nesta quarta-feira, em Istambul, o espanhol Vicente Del Bosque igualou-se ao brasileiro João Saldanha como técnico com melhor início à frente de uma seleção nacional: nove vitórias nos primeiros nove jogos.

Del Bosque assumiu a "Fúria" após a Eurocopa de 2008, em que a Espanha foi campeã sob o comando de Luis Aragonés. Desde então, venceu seis jogos pelas eliminatórias para a Copa de 2010 (Bósnia-Herzegovina, Armênia, Estônia, Bélgica e Turquia, duas vezes) e três amistosos (Dinamarca, Chile e Inglaterra).

Somando as últimas partidas em que foi dirigida por Aragonés, a Espanha soma 11 triunfos consecutivos. Se vencer Nova Zelândia, Iraque e África do Sul, adversários de seu grupo na Copa das Confederações, em junho, chegará à marca de 14 vitórias seguidas que Brasil, em 1997, e França, em 2004, já obtiveram.

Além disso, a Espanha está há 31 jogos invicta - não perde desde 15 de novembro de 2006, quando caiu por 1 a 0 frente à Romênia, em Cádiz.

João Saldanha foi técnico da seleção brasileira de 1969 a 1970, e responsável, como Zagallo, pela montagem da equipe tricampeã mundial. Só não dirigiu o time no México por divergências com o presidente Emílio Garrastazu Médici.

Também foi jornalista esportivo e faleceu durante a cobertura da Copa de 1990, na Itália.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host