UOL Esporte Futebol
 
27/03/2009 - 07h15

Perto de voltar à TV, Casagrande se vê como Corinthians subindo à elite

Rafael Prada
Em São Paulo
Seis meses após deixar a clínica onde se tratou para curar a dependência do consumo de drogas, Walter Casagrande Júnior prepara seu retorno à televisão brasileira para atuar novamente como comentarista esportivo. E, assim como o Corinthians, clube que o revelou para o futebol, o ex-jogador garante que também está "de volta".

ESCOLHENDO OS BONS AMIGOS
Rafael Prada/UOL
Depois de viver o drama da reabilitação, Casagrande aprendeu outra dura lição: a de escolher corretamente os amigos. Desde que deixou a clínica, em outubro do ano passado, o ex-jogador diz que não há outra forma a não ser evitar as más companhias.

"Eu fiquei um ano inteiro me recuperando, faço terapia de segunda a sexta-feira. Hoje estou vendo ainda como as pessoas estão me recebendo. É uma palavra forte, mas estou peneirando os amigos próximos, as pessoas mesmo", afirma.

Após reconhecer que pensava muito na família no começo da recuperação, Casagrande diz que somente a própria pessoa, buscando forças dentro de si, pode alcançar a libertação das drogas.

"No começo você faz pelos outros, mas você tem que fazer por você. Colocar na cabeça que 'eu' tenho que me recuperar. O dependente químico coloca sempre a culpa em outros problemas, mas o doente é você", concluiu o ex-jogador.
RONALDO ALEGA CANSAÇO
LEIA MAIS DO CORINTHIANS
TELECO, TEVEZ OU TUPÃZINHO?
Após o acidente de carro sofrido em setembro de 2007, Casagrande acabou internado em uma clínica para dependentes químicos a pedido do filho Vitor. Os 12 meses reclusos, longe da sociedade, ajudaram o ídolo corintiano a se livrar das drogas e retomar o rumo.

Desde que deixou a clínica, Casagrande apareceu somente uma vez na televisão. Conferiu os shows de Rita Lee e Titãs, viu Ronaldo marcar seu segundo gol com a camisa do Corinthians na vitória sobre o São Caetano e diz que somente questões burocráticas impedem seu retorno imediato à televisão.

"Tive uma reunião com a Rede Globo e eles pediram todos os laudos necessários. A última notícia que eu tive é que somente a burocracia tem emperrado, falta um papel para eu assinar, só isso. Mas está para estourar, bem próximo mesmo", explicou o ex-atleta na quinta-feira, durante homenagem feita pelo movimento Loucos por Ti, que visa planejar diferentes ações para o centenário do Corinthians.

Antes comentarista oficial da emissora, Casagrande passará por uma readaptação. Seu retorno acontecerá no Arena SporTV, comandado por Cléber Machado. Em seguida, deve fazer aparições no Bem, Amigos!, de Galvão Bueno. Dali, pode voltar a comentar partidas no canal fechado SporTV e, se estiver pronto, voltará à TV Globo.

Por enquanto, são planos. Na primeira vez em que saiu à noite e se viu no meio de um bar cercado por pessoas desconhecidas, Casagrande relembrou a trajetória do Corinthians na Série B para falar de sua recuperação. E como o clube paulista, também enfrentou um caminho tortuoso. Mas vencedor.

"Existia uma simbiose entre eu e o Corinthians, tanto que nossa queda aconteceu em momentos parecidos, assim como nosso retorno. Eu vivi a segunda divisão da vida e hoje estou me recuperando. Não estou comparando, são problemas bem diferentes. Mas assim como o clube, eu também voltei", disse.

"Foi um momento muito difícil da minha vida, mas que eu sabia que do lado de fora, naquele meu mundo, milhões de torcedores do Corinthians estavam torcendo por mim. E não somente pelo o que eu fiz dentro dos gramados, mas pelo que representava como pessoa também", completou.

Dentre todos os torcedores presentes na homenagem feita pelo movimento, um se destacava. Sorridente, Vitor Casagrande sabia que havia tomado a atitude correta ao internar o pai.

"Estou muito feliz. No começo tínhamos medo da reação das pessoas, de ser algo negativo, mas com toda essa festa e apoio que temos aqui, não tenho dúvidas que deu tudo certo. Essa é a maior prova de que ele tem todo o apoio, não só de corintianos, mas de todas as torcidas", celebrou Vitor, sob os gritos de: "Doutor, eu não me engano...".

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host