UOL Esporte Futebol
 
27/03/2009 - 07h00

Para reforçar sua história, Vitória-BA planeja até mudar de nome

Thales Calipo
Em São Paulo
O Esporte Clube Vitória pretende mudar de nome nos próximos anos. Para se posicionar como um dos times de futebol mais tradicionais do país, a equipe baiana estuda seguir o exemplo de outras agremiações do exterior, principalmente da Alemanha, e embutir a inscrição "1899" em sua nomenclatura oficial, em referência ao ano de fundação do clube.

Divulgação
Vitória lançou o seu "quarto" uniforme para comemorar os 110 anos da sua fundação
Divulgação
Modelo foi escolhido pelos torcedores e faz parte da ação que deve rebatizar o time
ROMENIL, A. CATIMBA OU PETKOVIC?
VITÓRIA DEMITE MAURO FERNANDES
EX-MANDATÁRIO DO GOIÁS ASSUME
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO VITÓRIA
Pelo projeto da diretoria rubro-negra, a mudança de nome passará inicialmente por um período de testes, principalmente junto à torcida. Para isso, a ideia será lançada oficialmente no dia 13 de maio, data em que o Vitória comemora 110 anos de sua criação.

"A partir do Campeonato Brasileiro nós vamos começar o trabalho, que irá durar toda a temporada, para ver a repercussão de o clube se chamar Vitória 1899. Na verdade, a data já está no nosso escudo, então o que queremos é puxá-la, também, para o nome", explicou Ricardo Azevedo, diretor de marketing do Vitória, lembrando que uma mudança definitiva só poderá acontecer após votação e, posteriormente, aprovação dos conselheiros.

Para reforçar ainda mais essa campanha, o clube, que já registrou o domínio "vitoria1899.com.br", também irá incorporar o ano da sua fundação ao nome do estádio. Dessa forma, o Barradão passará a se chamar "Arena 1899". Essa mudança deve acontecer a partir da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe baiana jogará em casa contra o Sport.

"Aproveitamos para mudar o nome do nosso estádio para marcar tudo isso. No fundo, o projeto para a arena é transformá-la para receber um contrato de naming right, e esse nome facilitaria a migração", afirmou Azevedo, em referência ao contrato de patrocínio que permite a uma empresa "batizar" um estádio, nos mesmos moldes do acordo que aconteceu no passado entre o Atlético-PR e a Kyocera.

Todo esse projeto, que está amparado no resgate da história do clube, será coroado com uma grande construção. Concomitantemente ao lançamento da campanha, o Vitória irá colocar a pedra fundamental para a criação de um novo memorial, que deverá ser inaugurado apenas em 2010.

"Nós fomos buscar uma consultoria com o mesmo curador do Museu do Futebol [localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo], e teremos um projeto bem ambicioso. A construção deve consumir cerca de R$ 10 milhões, e pretendemos levantar essa verba via Lei de Incentivo ao Esporte", completou o diretor de marketing do Vitória.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host