UOL Esporte Futebol
 
19/03/2009 - 09h03

Para 2014, Estados disputam atenções em feira internacional

Rodrigo Bueno
Da Folhapress
Em São Paulo
A luta para receber jogos da Copa do Mundo de 2014 alimentou a Soccerex, feira e fórum internacional do futebol que acabou nesta quarta-feira em Brasília.

Cinco Estados estiveram representados com estandes na feira, que teve número relativamente limitado de 20 expositores. Rio e São Paulo, favoritas a receber a final e a abertura, respectivamente, tinham estandes maiores e em área mais central.

Pernambuco e Rio Grande do Norte foram vizinhos, enquanto o Pará tinha estande de bom porte em outra ala da feira. Os organizadores da Soccerex fizeram convites aos governos estaduais e municipais que lutam para receber jogos da Copa-14.

As vagas foram rapidamente preenchidas, e houve lista de espera. Goiás, que estava garantido na feira para divulgar Goiânia, perdeu espaço, por exemplo, por não cumprir as recomendações da inglesa Soccerex. "Eles estavam [Goiás] na reserva. Basicamente, não pagaram", falou David Wright, diretor de marketing do evento.

"Estávamos numa lista de espera. Havia data certa para o pagamento do estande. Quando soubemos que apareceu a vaga, efetuamos o pagamento e estamos aqui. É concorrência sadia. São 17 cidades para 12 vagas", disse Felipe Dutra, que cuidava do estande de Natal.

Já Marcos Sacchi, responsável pelo estande de Belém, festejava a ausência de Manaus na feira. "Nós temos que mostrar nossos pontos fortes, assim como o governo do Amazonas está tentando mostrar os seus. Claro que há disputa entre Belém e Manaus. Eu mesmo tratei da presença do Pará nesta feira, que é importante. Espero que tenha repercussão", afirmou.

Segundo Sacchi, o valor pago por estande não foi 'absurdo'. "Estou acostumado a participar de feiras. O valor é mais ou menos o mesmo", disse ele.

O estande básico na Soccerex, segundo a reportagem apurou, custou cerca de R$ 8 mil. "Só definimos a nossa entrada na feira na última quinta. Pagamos na segunda", disse Gilberto Pimentel Filho, responsável pelo estande pernambucano.

"Estamos aqui mais para marcar a imagem. Sabemos que Recife tem uma situação privilegiada em termos de estrutura em relação a outras cidades que concorrem", falou.

O fato de a Fifa ter postergado o anúncio das cidades-sedes da Copa de 2014 acirrou ainda mais a disputa por estandes. "Se o anúncio fosse feito nesta sexta, esta feira não ajudaria. Como foi adiado [para o final de maio], temos mais tempo para divulgarmos nosso projeto", disse Dutra, que exibia os planos para o estádio de Natal. "Se não formos sede, o estádio pode sair, mas talvez sem todas as recomendações da Fifa."

Só dois clubes montaram estandes na Soccerex, o Inter e o Coritiba. "O Inter está fazendo isso por causa do seu centenário. Mas nossa arena vai estar pronta em 2013", falou Cesar Pacheco, vice do Grêmio, mostrando que a disputa pela Copa também agita os clubes.

No estande do Inter, havia maquete futurista do Beira-Rio. Já o Coritiba deve ver a Copa em Curitiba ficar com a Arena da Baixada, do Atlético-PR.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host