UOL Esporte Futebol
 

Ronaldo sobe, marca de cabeça e empata o clássico em Presidente Prudente

08/03/2009 - 18h04

Ronaldo marca nos acréscimos e salva Corinthians de derrota

Alexandre Sinato
Em Presidente Prudente (SP)
Com um gol do atacante Ronaldo aos 47min do segundo tempo, o Corinthians escapou de perder sua invencibilidade na temporada e ficou no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, neste domingo, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, disputado em Presidente Prudente. Foi o primeiro gol do jogador em duas partidas pelo clube alvinegro. E justamente de cabeça, um dos fundamentos em que ele tem pouco destaque.

O gol do Fenômeno, já nos acréscimos, não quebra o tabu de, agora, cinco jogos sem vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, mas é o primeiro da equipe alvinegra sobre o time alviverde desde o dia 25 de outubro de 2006, quando Marcelo Mattos marcou o tento da vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro.

Após o término do jogo, Ronaldo, eufórico, descreveu o gol de cabeça marcado na partida. "Esquecendo um pouco a modéstia, esse momento [do gol] eu domino com perfeição. Se não soubesse fazer isso, não teria chegado onde cheguei", declarou à TV Globo.

Com o empate, o Palmeiras chega aos 29 pontos e mantém a liderança isolada do Estadual. Já o Corinthians, que tem 26 pontos, continua na segunda colocação e manteve a longa invencibilidade em 2009, que já chega a 14 jogos, sendo 12 pelo Paulista, um pela Copa do Brasil e um amistoso.

Na primeira etapa da partida, o único lance perigoso foi do Palmeiras. Aos 15min, depois de batida de escanteio pelo lado direito de Cleiton Xavier, o zagueiro Maurício Ramos subiu mais do que a zaga do Corinthians e cabeceou firme para defesa de Felipe, que salvou a equipe alvinegra de tomar o primeiro gol.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
15min - Após cobrança de escanteio da direita, Maurício Ramos sobe mais do que a zaga corintiana, cabeceia forte e Felipe faz bela defesa.
28min - Cristian recebe bola na intermediária e bate forte. A bola sobe muito e passa longe do gol do Palmeiras.
46min - Em jogada ensaiada, Cleiton Xavier levanta bola na área e Armero, sozinho, cabeceia para muito longe, sem assustar Felipe.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOOL DO PALMEIRAS Keirrison lança Diego Souza na esquerda, Felipe perde o tempo da bola, Diego Souza aproveita e bate para abrir o placar.
5min - Elias toca para Jorge Henrique na direita e, de primeira, atacante bate forte para defesa do goleiro Bruno.
14min - Em contra-ataque, Cleiton Xavier dispara pela esquerda e cruza para Keirrison. O atacante conclui e Felipe faz bela defesa.
15min - Elias arrisca de fora e a bola passa muito perto de trave direita do goleiro palmeirense Bruno.
25min - Cleiton Xavier lança Wiliians na intermediária, o atacante invade a grande área e bate forte para nova defesa de Felipe.
33min - Ronaldo recebe na esquerda, avança e bate forte de direita. A bola sobe e explode no travessão palmeirense.
42min - Ronaldo faz boa jogada, cruza da esquerda e André Santos cabeceia firme no chão. Bruno defende e salva o Palmeiras.
47min - GOOOL DO CORINTHIANS Após cobrança de escanteio da esquerda de Douglas, Ronaldo cabeceia, vence o goleiro palmeirense e empata a partida no fim.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
Com Jorge Henrique atuando pela direita e dando muito trabalho, o técnico Vanderlei Luxemburgo teve que alterar o posicionamento de seus zagueiros após Marcão cometer três faltas seguidas e receber cartão amarelo. Danilo foi para esquerda e o ex-jogador do Internacional foi deslocado para o meio.

Após o susto no Corinthians e a mudança na zaga palmeirense, a postura defensiva dos dois times passou a funcionar e o primeiro tempo acabou recheado de divididas fortes, lances ríspidos e apenas uma jogada de efeito, quando Sandro Silva deu um belo chapéu em Cristian.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Vitória de Ronaldo, sem dúvida
BLOG DO JUCA KFOURI
Depois, já aos 42min, Chicão acertou uma cotovelada no mesmo Sandro Silva, mas o árbitro Cleber Wellington Abade não viu e nada marcou. As imagens, no entanto, podem complicar o zagueiro corintiano em possível denúncia por parte do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

No segundo tempo, as equipes voltaram sem modificações, mas com atitudes diferentes. E logo aos 3min o Palmeiras abriu o placar com clamorosa ajuda de Felipe. Keirrison lançou Diego Souza na esquerda, a bola quicou alta e o goleiro corintiano perdeu o tempo da jogada. Na sobra, o meia-atacante palmeirense só teve o trabalho de bater e fazer 1 a 0.

O Corinthians reagiu e assustou o goleiro palmeirense Bruno por duas vezes, mas também viu Felipe se redimir com bela defesa em chute de Keirrison. Aos 18min, o técnico Mano Menezes colocou Ronaldo no lugar de Escudero e abandonou o esquema 3-5-2 para atuar no 4-3-3, com Jorge Henrique, Dentinho e o astro do time no ataque.

E as mudanças surtiram efeito. Aos 33min, Ronaldo bateu forte e acertou o travessão do goleiro Bruno, que nada poderia fazer para impedir o primeiro gol do atacante com a camisa corintiana. Aos 42min, em nova jogada do Fenômeno pela esquerda, André Santos aproveitou cruzamento e cabeceou no chão. Bruno pulou, defendeu e salvou o Palmeiras.

No entanto, aos 47min, após cobrança de escanteio da direita, Ronaldo contou com falha da zaga palmeirense, saiu pouco do chão, mas cabeceou firme para vencer o goleiro Bruno e empatar o jogo no final, coroando sua eficiente atuação neste domingo.

Na comemoração, torcida e time viraram um só no alambrado. Foi preciso até mesmo a intervenção da Polícia Militar para evitar que um acidente mais grave acontecesse. O goleiro Felipe, que falhou no gol palmeirense, tirou a camisa, sendo, posteriormente, advertido com o cartão amarelo na comemoração do tento que marcou o clássico e a volta definitiva de Ronaldo ao futebol.

PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS

Data: 08/03/2009 (domingo)
Local: estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior e Nilson de Souza Monção
Público: 44.479 torcedores
Renda: R$ 1.349.390,00
Cartões amarelos: Marcão, Keirrison, Fabinho Capixaba e Pierre (PAL); Cristian, Escudero, Ronaldo, Dentinho e Felipe (COR)
Cartão vermelho: Fabinho Capixaba (PAL)
Gols: Diego Souza, aos 3min, e Ronaldo, aos 47min do segundo tempo

PALMEIRAS
Bruno; Danilo, Maurício Ramos e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva (Jumar), Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza (Willians) e Keirrison (Marquinhos)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS
Felipe; Chicão, William e Escudero (Ronaldo); Fabinho (Alessandro), Cristian, Elias, Douglas e André Santos; Jorge Henrique e Souza (Dentinho)
Técnico: Mano Menezes

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host