UOL Esporte Futebol
 
05/03/2009 - 07h00

Sem finalizar, Ronaldo acerta todos os passes em estreia no Corinthians

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Maior artilheiro da história da Copa do Mundo e matador reconhecido, Ronaldo teve sua estreia com a camisa do Corinthians marcada pela ausência de oportunidades de balançar as redes. Durante os 28 minutos em que ficou em campo na última quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Itumbiara pela Copa do Brasil, o Fenômeno até tentou marcar de cabeça, mas deixou o gramado em Goiás sem ter finalizado nenhuma vez contra a meta dos donos da casa. Por outro lado, o atacante acertou todos os passes que deu.

RONALDO ESTREIA NO CORINTHIANS
Ayrton Vignola/Folha Imagem
Ronaldo conversa com Mano Menezes e Otacílio Neto no banco de reservas do time
Guilherme Jr./EFE
O atacante entrou no meio do segundo tempo da partida contra o Itumbiara
Ayrton Vignola/Folha Imagem
Ronaldo, no fim, chegou até a dar a sua famosa arrancada contra o seu marcador
CONFIRA O RELATO DO JOGO
ESTREIA DE RONALDO EM FOTOS
O QUE VOCÊ ACHOU DA ESTREIA?
MANO REPROVA ATUAÇÃO DO TIME
Ronaldo teve 100% de aproveitamento nos 11 toques que deu. Em seu primeiro lance, aos 23min do segundo tempo, ele acionou André Santos na esquerda. Depois, pelo alto, inverteu o jogo através de um lançamento para Morais, que escorou de cabeça para trás.

"Ele se movimentou bem, fez uma boa estreia. Já começou a ensaiar alguns dribles e, daqui para frente, isso vai crescer aos poucos. Mas o importante nesta partida era ele dar o primeiro passo em campo para iniciar um caminho", afirmou o técnico Mano Menezes.

Ronaldo poderia até ter deixado o gramado com um 12º passe certo que resultaria no terceiro gol do Corinthians. Foi aos 48min, quando ele arrancou em velocidade pela direita e tocou para o centro da área. O árbitro, entretanto, havia paralisado o lance apontando uma falta do camisa 9 na disputa de bola.

O técnico Mano Menezes, que durante a semana já havia sinalizado a possibilidade de fazer Ronaldo entrar em campo, aprovou o retorno do jogador aos gramados. Ele não atuava em uma partida oficial há mais de um ano. A decisão de promover a estreia de Ronaldo em Itumbiara, entretanto, não foi apenas do treinador.

"Nós vínhamos traçando um plano de trabalho para o Ronaldo. Nesta semana, testamos ele em um jogo contra o nosso time juvenil e apertamos um pouco mais para ter um parâmetro mais próximo da realidade de um jogo. Conversei com ele antes e depois deste teste. E também falei com o Antonio Carlos, que ainda era nosso diretor. Como tínhamos a mesma opinião, decidi colocar ele no jogo", afirmou Mano Menezes após a vitória em Itumbiara.

"Chegamos a pensar em deixar ele [Ronaldo] jogar por 45 minutos, mas achei melhor retardar isso um pouco mais e colocar ele durante o segundo tempo", disse Mano. O Fenômeno acabou entrando em campo aos 21min, e agradou o treinador, apesar da ausência de finalizações.

RONALDO INVICTO EM ESTREIAS
Guilherme Jr./EFE
A vitória por 2 a 0 do Corinthians sobre o Itumbiara na última quarta-feira pela primeira fase da Copa do Brasil manteve o histórico positivo de estreias de Ronaldo. Em 15 anos como jogador profissional, ele jamais debutou com derrota na carreira.
LEIA MAIS
RONALDO SAI DE CAMPO MACHUCADO
MÍDIA MUNDIAL COMEMORA VOLTA
EXPECTATIVA POR SÉRIE DE JOGOS
Uma das explicações para a falta de chutes a gol foi o fato de Ronaldo ter sido pouco acionado. Durante os 28 minutos em que esteve em campo, o atacante recebeu 13 passes. Foi o menos procurado pelos companheiros de equipe - Otacílio Neto, que entrou junto com o camisa 9 em campo, foi alvo de toques 16 vezes.

Em uma das vezes em que Ronaldo não foi acionado, o Corinthians acabou desperdiçando a melhor chance de fazer 3 a 0 sobre o Itumbiara. Douglas, avançou com a bola dominada e tinha a opção de tocar para Ronaldo, que o acompanhava na entrada da área totalmente livre de marcação. O meia, entretanto, preferiu arriscar o chute de longe e mandou para fora.

O segundo jogo de Ronaldo com a camisa do Corinthians deve acontecer neste domingo, no clássico com arquirrival Palmeiras, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista. Mano Menezes ainda não confirmou se utilizará o Fenômeno entre os titulares ou se, mais uma vez, ele começará no banco de reservas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host