UOL Esporte Futebol
 
05/03/2009 - 07h00

No Corinthians, Ronaldo mantém invencibilidade em estreias

Do UOL Esporte
Em São Paulo
RONALDO EM ESTREIAS
EFE/AFP
Ronaldo tem retrospecto de vitórias em estreias, mas com poucos gols
CRUZEIRO
Jogo: Cruzeiro 1 x 0 Caldense
Data: 25/05/1993
- Ronaldo estreia com 16 anos
SELEÇÃO
Jogo: Brasil 2 x 0 Argentina
Data: 23/03/1994
- Atacante entra no deccorer do amistoso em Recife
PSV EINDHOVEN
Jogo: PSV 0 x 0 Heerenveen
Data: 20/08/1994
- Astro passa em branco em amistoso local
BARCELONA
Jogo: Barcelona 2 x 0 San Lorenzo
Data: 20/08/1996
- Estreia no Torneio Juan Gamper, sem gols
INTERNAZIONALE
Jogo: Inter 1 x 1 Manchester United
Data: 27/07/1997
- O começo da 'fase Fenômeno' acontece na Copa Pirelli
REAL MADRID
Jogo: Real Madrid 5 x 2 Alavés
Data: 06/10/2002
- Dois gols em estreia como 'galáctico' no Santiago Bernabéu
MILAN
Jogo: Milan 2 x 1 Livorno
Data: 11/02/2007
- Ronaldo sai do banco no 2º tempo e dá 4 chutes a gol
CORINTHIANS
Jogo: Itumbiara 0 x 2 Corinthians
Data: 04/03/2009
- Atacante entra no 2º tempo e não consegue arremate
IMAGENS DO JOGO EM ITUMBIARA
O QUE VOCÊ ACHOU DA ESTREIA?
PRESENÇA NO CLÁSSICO É MISTÉRIO
A vitória por 2 a 0 do Corinthians sobre o Itumbiara na última quarta-feira pela primeira fase da Copa do Brasil manteve o histórico positivo de estreias de Ronaldo nos times por onde passa. Em 15 anos como jogador profissional, Ronaldo jamais debutou com derrota em sua carreira.

Antes de atuar no time de Parque São Jorge, Ronaldo passou por seis clubes. Foram sete estreias - contando seu primeiro jogo pela seleção brasileira - e, no total, dois empates e cinco vitórias.

O primeiro debute de Ronaldo como profissional ocorreu no dia 25 de maio de 1993, pelo Cruzeiro. A equipe mineira foi a Poços de Caldas, utilizou um time misto para poupar titulares para a semifinal da Copa do Brasil e derrotou a Caldense por 1 a 0. Foi no interior de Minas que o atacante, aos 16 anos, teve sua primeira chance como atleta. Deixou o clube no ano seguinte após ter anotado 56 gols em 58 jogos.

Consagrado, Ronaldo foi para o PSV e estreou em um amistoso contra o Heerenveen no dia 20 de agosto de 1996. No time holandês, o Fenômeno manteve o ritmo artilheiro que iniciou no Brasil e fez 66 gols em 71 jogos pelo clube. Seu início em um clube estrangeiro, entretanto, acabou em um empate sem gols.

O primeiro jogo no Barcelona retomou a escrita de vitórias. Em duelo contra o San Lorenzo, da Argentina, pelo Trofeo Juan Gramper, no dia 20 de agosto de 1996, a equipe catalã fez 2 a 0. Mas a estreia pela Inter de Milão, no dia 27 de julho do ano seguinte, foi marcada por um novo empate, desta vez por 1 a 1, diante do Manchester United.

Quando se transferiu para o Real Madrid, depois do sucesso na Copa de 2002, Ronaldo estreou com vitória e quebrou alguns paradigmas. Além de, de forma inédita, balançar as redes em um debute - foram dois na vitória por 5 a 2 sobre o Alavés - pela primeira vez uma goleada marcou seu início em um clube. Ele ainda viria a anotar mais 96 tentos com a camisa merengue até deixar o clube em 2007 para retornar ao futebol italiano.

RONALDO ACERTA TODOS OS PASSES
Guilherme Jr./EFE
O Fenômeno até tentou marcar de cabeça, mas deixou o gramado em Goiás sem ter finalizado nenhuma vez contra a meta dos donos da casa. Por outro lado, o atacante acertou todos os passes que deu.
LEIA MAIS
CONFIRA O RELATO DA PARTIDA
Como no Corinthians, Ronaldo chegou ao Milan cercado por dúvidas sobre as possibilidades de ainda desenvolver um bom futebol. E, igualmente como no time do Parque São Jorge, sua primeira experiência com a camisa do clube ocorreu durante uma partida. No dia 11 de fevereiro, ele entrou no segundo tempo da partida em que a equipe rubronegra derrotou o Livorno por 2 a 1 pelo Campeonato Italiano.

A sina de boas estreias de Ronaldo nos clubes se aplicou também à seleção brasileira, onde se consagrou com a camisa 9 e se transformou no maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Sua primeira experiência com o uniforme canarinho aconteceu no dia 23 de março de 1994, em um amistoso preparatório para a Copa, contra a Argentina, no Recife. A equipe de Parreira venceu por 2 a 0 e o atacante, então jogador do Cruzeiro, acabou chamado para disputar o Mundial dos Estados Unidos como reserva.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host