UOL Esporte Futebol
 

Botafoguenses se amontoam para comemorar o título da Taça Guanabara no Maracanã

01/03/2009 - 17h58

Botafogo embarca na festa do RJ e conquista a Taça Guanabara

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
No dia em que o Rio de Janeiro completou 444 anos, o Botafogo garantiu vaga em sua quarta final consecutiva do Estadual. Com atuação segura, o Alvinegro carioca bateu o Resende por 3 a 0, em um Maracanã lotado e emoldurado por um típico céu de Brigadeiro, em jogo válido pela final da Taça Guanabara. É a quinta vez que o Glorioso conquista o primeiro turno.

"Acho que é o título que eu mais comemorei. Por toda dificuldade que tivemos para montar o time, afinal, perdemos muitos jogadores. Estou muito feliz", desabafou o técnico Ney Franco.

Campeão estadual em 2006 e vice nos dois anos seguintes, o time de General Severiano terá a oportunidade de brigar por seu 19º troféu do torneio regional. E caso consiga a façanha de faturar também a Taça Rio, poderá se dar ao luxo de assegurar o título com antecedência.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
4min - O volante Leandro Guerreiro, na na entrada da grande área do Resende, domina e arrisca o chute. A bola sai sem perigo para o goleiro Cleber.
29min - Maicosuel arranca pela direita de ataque do Botafogo, deixa o marcador na saudade e cruza para o meio da pequena área. Reinaldo tenta de letra, mas fura.
34min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - Cruzamento de Fahel pela direita, que cruza. A bola bate em dois jogadores do Resende e sobra limpa Reinaldo. O camisa 7 do Glorioso abre o marcador da decisão.
40min - Reinaldo faz bela jogada pela esquerda de ataque do Alvinegro da Estrela Solitária, entra na área, mas vacila ao não rolar a bola para o meio da área. Sem ângulo, ele arrisca o chute e o goleiro do Resende espalma para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
2min - O zagueiro Juninho vacila e deixa o atacante Bruno Meneghel livre em suas costas sem marcação. De cabeça, o artilheiro do campeonato obriga o goleiro Renan a operar um verdadeiro milagre no Maracanã.
7min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - O zagueiro Juninho dá um lindo passe para o meia Lucas Silva fazer o segundo. Ele entra livre com o goleiro Cleber, dribla o adversário e toca para o gol. A bola ainda toca na trave antes de entrar.
17min - Jean Carioca recebe de Reinaldo, invade a área e acerta uma bomba na trave direita do goleiro Cleber.
41min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - Maicosuel deixa o dele. Depois de boa troca de passes do ataque do Glorioso, o goleiro Cleber faz uma defesa complicada no chute de Reinaldo. No rebote, o camisa 1 se enrola com o companheiro de equipe e a bola sobra limpa para o camisa 10 do Botafogo.
PÁGINA DO BOTAFOGO
TABELA DO ESTADUAL-RJ
Ao Resende, resta repetir o feito do primeiro turno e tentar mais uma vez surpreender. A nova caminhada começa no dia 8 de março, quando encara o Macaé. No mesmo dia, o Botafogo também dá seu primeiro passo na segunda metade do Estadual, contra o Tigres do Brasil.

Torneio Moisés Mathias de Andrade
Com gol de Kieza, aos 43 minutos do segundo tempo, o Americano venceu o Mesquita por 1 a 0 na final do Torneio Moisés Mathias de Andrade, disputada neste domingo, como preliminar da decisão da Taça Guanabara. De quebra, o time de Campos ainda levou um prêmio de R$ 25 mil. No segundo turno, o troféu levará no nome de João Ellis Filho, ex-presidente do Campo Grande na década de 80.

Glorioso no ataque
O sol ameaçava encostar na casa dos 40 graus, mas os jogadores não sentiram o calor. A partida começou em ritmo intenso, corrido e com poucas faltas. Aos 13, Reinaldo cabeceou boa chance por cima do gol e mostrou que seu time estava mesmo mais afim de atacar. Aos poucos, o Botafogo passou a armar acampamento na intermediária do Resende, mas dali era complicado avançar. Uma verdadeira barreira estava posta à frente da meia-lua.

A sede de abrir o placar, porém, deixava a retaguarda exposta em alguns momentos. Com isso, Bruno Meneghel, sumido em campo até os 30 minutos, surgiu como um foguete em duas oportunidades, mas a zaga botafoguense salvou. Ney Franco, já de cabelo em pé, pediu mais cautela a seus comandados, seja para defender ou atacar. E deu certo. aos 34, uma confusão na pequena área fez a bola sobrar nos pés de Reinaldo, que chutou na saída de Cléber: 1 a 0.

Após o gol, o Botafogo cresceu e se impôs ainda mais. Ao todo, foram 11 finalizações, contra uma do adversário. Não fosse o inspirado goleiro Cléber, o Resende poderia ter descido para o vestiário com uma desvantagem bem até mesmo irrecuperável. Mas isso não aconteceu e o a etapa complementar guardava emoção de sobra.

Um susto e nada mais
Os primeiros instantes do segundo tempo mostraram um Resende mais insinuante e corajoso. Aos três, Bruno Meneghel cabeceou bem, mas Renan fez defesa 'cinematográfica' e providencial. Pois aos sete, Lucas Silva, que estava prestes a ser substituído, recebeu livre, driblou o goleiro e ampliou para o Botafogo. Após comemorar de joelho e com lágrimas nos olhos e deixou o campo, dando vaga a Jean Carioca.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
"Cinco vezes Botafogo na Taça Guanabara!"
BLOG DO JUCA KFOURI
Com a vantagem construída, o Alvinegro carioca começou a trocar passes e enfeitar um pouco além da conta a jogada, mas nada que chegasse a prejudicar a qualidade ofensiva. Aparentemente abatido, o Resende desperdiçava os poucos ataques que conseguia encaixar. Aos 41, Maicosuel decretou o título e fez 3 a 0. Ao fim, sobrou até para Cuca, técnico do Flamengo e marcado no Botafogo como treinador do 'quase'. Em alto e bom som os torcedores gritaram: "Vice é o Cuca!".

E assim se fez a história de mais uma Taça Guanabara, erguida com merecimento pelo Botafogo, dono do futebol mais envolvente, e vista bem de perto pelo guerreiro e antes pouco acreditado Resende. Uma despedida digna. E que venha o segundo turno.

BOTAFOGO 3 x 0 RESENDE

Botafogo
Renan; Emerson (Léo Silva), Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho (Wellington Júnior); Lucas Silva (Jean Carioca) e Reinaldo
Técnico: Ney Franco

Resende
Cléber; Márcio Costa (Beto), Naílton e Breno; Bruno Leite (Hiroshi), Márcio Gomes, Fred, Léo (Viola) e Marquinhos; Bruno Meneghel e Fabiano
Técnico: Antônio Carlos Roy

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/03/2009 (domingo)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Público: 75.350 (presentes) e 72.301 (pagantes)
Cartões amarelos: Bruno Leite, Naílton, Beto e Fabiano (RES); Wellington Júnior (BOT)
Cartão vermelho: Naílton (RES); Wellington Júnior (BOT)
Gols: Reinaldo, aos 34 minutos do primeiro tempo; Lucas Silva, aos sete minutos e Maicosuel, aos 41 minutos do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host