UOL Esporte Futebol
 
01/03/2009 - 14h44

Manchester bate Tottenham nos penais, leva Copa da Liga e faz 'quina'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Manchester United sagrou-se neste domingo tricampeão da tradicional Copa da Liga Inglesa. Na final, os red devils venceram o Tottenham por 4 a 1 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, e ficaram com o troféu no emblemático estádio de Wembley .

OS DESTAQUES DO MANCHESTER
Reuters/Darren Staples
Cristiano Ronaldo não era esperado para o jogo, mas foi a campo e ajudou o United
Reuters/Kieran Doherty
Anderson entrou no 2º tempo e deu mais qualidade ao meio-campo dos red devils
Reuters/Kieran Doherty
Jogadores do Manchester vibram com cobrança perfeita de Anderson nos pênaltis
MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
PÁGINA DO CAMPEONATO INGLÊS
Com mais essa conquista, a primeira da temporada 2009/2010, o time chegou à incrível marca de cinco taças nos últimos cinco campeonatos disputados. A Copa da Liga chega para somar-se ao Campeonato Inglês, à Liga dos Campeões, ao Mundial de Clubes da Fifa e à Supercopa da Inglaterra, todos referentes à temporada passada.

Já o Tottenham viu ruir o sonho de ser a terceira equipe a conquistar o bicampeonato consecutivo da Copa. O clube tentava sua quinta conquista na competição e chegou a priorizá-la em detrimento da Copa da Uefa, mas a tática não deu certo, e agora os londrinos limitam-se a realizar papel coadjuvante no Campeonato Inglês, onde ocupam a 14ª colocação.

O jogo

Apesar de estar focado no Campeonato Inglês, do qual é líder, e na Liga dos Campeões, onde disputa as oitavas-de-final contra a Inter de Milão, o Manchester foi a campo com mais titulares do que se esperava. O maior exemplo foi Cristiano Ronaldo, que entrou para formar trio com Tevez e Welbeck. O técnico Alex Ferguson ainda fez uso de Rio Ferdinand, Paul Scholes e Patrice Evra. Lesionado, o brasileiro Rafael ficou fora do jogo. Seu irmão gêmeo, Fábio, não ficou nem no banco. Anderson entrou no segundo tempo.

O Tottenham, por sua vez, veio com força máxima, conforme o técnico Harry Redknapp anunciou quando poupou quase todos os seus titulares na eliminação do meio de semana na Copa da Uefa. A grande ausência, porém, foi Woodgate, autor do título no ano passado, que não se recuperou de uma lesão a tempo.

O jogo começou corrido, com os dois times ligeiramente desorganizados em campo. Aos poucos, porém, o Manchester United começou a tomar conta da partida, iniciando suas principais ações com Ronaldo, pela direita, Nani, pela esquerda, e usando bem o argentino Carlos Tevez no trabalho de pivô. Apesar das boas trocas de passe, porém, as melhores chances do campeão mundial saíram de fortes chutes de fora da área com Gibson, aos 13 minutos, Nani, aos 15, e Ferdinand, aos 17 e aos 23 minutos.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Tottenham conseguiu melhorar a marcação na saída de bola do Manchester e equilibrou forças com os red devils. A primeira chance real veio aos 28 minutos, quando Darren Bent ficou cara a cara com o goleiro Foster, mas chutou em cima do arqueiro. Aaron Lennon ainda tentou criar jogadas pela direita, mas seus cruzamentos ora não conseguiam passar pelos marcadores do Manchester, ora não eram bem aproveitados pelos atacantes do Tottenham. Assim, o jogo foi para o intervalo com o placar zerado.

CAMPANHA DO MANCHESTER NA COPA DA LIGA INGLESA
PRIMEIRA FASE
Man Utd. 3 x 1 Middlesbrough
Man Utd. 1 x 0 Queens Park Rangers
QUARTAS-DE-FINAL
Man Utd. 5 x 3 Blackburn Rovers
SEMIFINAIS
Derby Count 1 x 0 Man Utd.
Man Utd. 4 x 2 Derby Count
FINAL
Man Utd. 0 (4) x (1) 0 Tottenham
O segundo tempo começou morno, Alex Ferguson colocou Anderson no lugar de Welbeck e adiantou Ronaldo. O brasileiro deu mais qualidade no meio-de-campo vermelho, mas a mudança surtiu pouco efeito.

A primeira oportunidade clara de gol da etapa final surgiu apenas aos 25 minutos, e foi do Tottenham. Lennon recebeu livre pela direita e chutou cruzado, para uma boa defesa de Foster.

O time de Londres ameaçou iniciar forte pressão sobre o Manchester, mas a disposição dos dois times estagnou na reta final da partida. Aos 47 minutos, Cristiano Ronaldo quase fez um gol salvador, mas após cortar a zaga do Tottenham, carimbou a trave do goleiro brasileiro Gomes e ouviu o apito do árbitro, que decretava o fim do tempo regular e a consequente prorrogação.

Para o período extra, Ferguson resolveu colocar o veterano Giggs em campo no lugar de Gibson para formar a trinca de meio-campo com Scholes e Anderson. Pelo lado do Tottenham, Redknapp, que já havia feito duas substituições, foi obrigado a tirar seu melhor homem, Lennon, com dores na coxa.

O cansaço tomou conta dois dois lados, e as poucas chances de gol apareceram em pequenas confusões dentro das áreas. O marcador continuou em 0 a 0, e o jogo foi para os pênaltis.

Giggs, Tevez, Cristiano Ronaldo e Anderson converteram suas cobranças para o Manchester, que ainda contou com uma defesa de Foster na penalidade de O'Hara e viu Bentley chutar sua tentativa para fora. Pelo lado do Tottenham, apenas Corluka acertou. No final, vitória por 4 e 1 e tricampeonato para os red devils

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    red devils venceram o Tottenham por 4 a 1 n%>