UOL Esporte Futebol
 

Diego Souza foi um dos destaques palmeirenses no triunfo no Grande ABC

25/02/2009 - 23h48

Keirrison volta a decidir e lidera Palmeiras em virada sobre o São Caetano

Rodrigo Farah
Em São Caetano do Sul (SP)
O cenário tornou-se comum nos confrontos do Palmeiras em 2009. Keirrison entra em campo ovacionado pela torcida e então lidera o time com oportunismo no ataque. Nesta quarta-feira não foi diferente. O camisa 9 marcou dois gols e levou o clube alviverde à virada sobre o São Caetano por 4 a 3 no Anacleto Campanella em um dos melhores jogos do Campeonato Paulista. Desta forma, os comandados de Vanderlei Luxemburgo mantiveram a liderança do Estadual com uma partida a menos e encostaram na marca histórica da equipe de 1996.

"Não podemos esquecer que o Palmeiras é líder. Falaram mal do time após os últimos resultados, mas mostramos que temos espírito guerreiro. Estou com uma média boa de gols, mas devo isso aos meus companheiros. Fomos muito bem até agora", comemorou Keirrison, que anotou 12 gols em nove jogos pelo clube alviverde.

Com o triunfo, o Palmeiras atingiu os 25 pontos na classificação e voltou a ficar à frente do segundo colocado, Corinthians, que possui dez jogos, com 24 pontos. O São Caetano por sua vez, perdeu a oportunidade de encostar no G-4 e manteve os 14 pontos, em oitavo lugar.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - GOOOOLLL DO SÃO CAETANO!!!! Pierre falha e escorrega ao armar jogada no meio-campo. Vandinho recupera a bola e rola para Luan. O atacante invade a área e chuta na saída de Marcos.
10min - GOOOLLL DO SÃO CAETANO!!!! Após cruzamento da meia-direita, Marcelo Batatais sobe mais alto que a defesa do Palmeiras e faz o segundo dos anfitriões, de cabeça.
12min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!! Keirrison recebe a bola na área rival e toca para o gol. A defesa ainda tenta afastar em cima da linha, mas fracassa.
23min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!! Cleiton Xavier levanta bola na área, e Edmílson cabeceia forte para empatar o jogo.
32min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!! Cleiton Xavier cobra escanteio da esquerda. Diego Souza se adianta à marcação e dá um toque de cabeça para virar a partida.
47min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!!!Pablo Armero domina a bola dentro da área após falha de Gerson e rola para trás. Keirrison toca rasteiro no canto esquerdo de Luiz.
SEGUNDO TEMPO
12min - Diego Souza dá belo passe para Keirrison dentro da área. O atacante chuta cruzado, mas Luiz faz a defesa e evita o gol.
21min - Edmílson domina dentro da área e chuta rasteiro. Mais uma vez, Luiz se estica e salva o São Caetano. Na sobra, Keirrison se estica, mas não alcança a bola.
34min - GOOOOLLLL DO SÃO CAETANO!!!! Em jogada de contra-ataque, Luan rola para Vandinho dentro da área. O meia domina livre e toca no canto de Marcos.
CLASSIFICAÇÃO INTERATIVA
NOTÍCIAS DO SÃO CAETANO
MAIS SOBRE O PALMEIRAS
O resultado também deixou o Palmeiras de 2009 no encalço do time de 1996, conhecido por ter vencido o Paulista com 102 gols sob o comandando de Vanderlei Luxemburgo. Após nove partidas do Estadual, o clube alviverde soma oito vitórias e um empate, desempenho idêntico ao da equipe de 13 anos atrás, vista como exemplo máximo pelo atual elenco do Parque Antarctica.

O confronto desta quarta começou de maneira tensa para o Palmeiras, principalmente entre os defensores, que mostraram instabilidade ao longo das investidas do adversário. Melhor para Luan, que aproveitou falha de Pierre e abriu o placar logo aos 3min. Apenas sete minutos depois, o São Caetano ampliou justamente na jogada mais treinada pela defesa do Palmeiras ao longo da semana: a bola aérea. Marcelo Batatais subiu livre de marcação após cruzamento da direita e fez de cabeça.

Quando parecia que a equipe alviverde estava totalmente entregue na partida, a reação começou. Keirrison mostrou persistência no campo de ataque e descontou para os visitantes logo aos 12min. Aos 23, foi a vez de Edmílson fazer o seu, também de cabeça.

A igualdade deixou o duelo ainda mais aberto, com os dois ataques levando a melhor sobre as defesas. O São Caetano continuou com bom aproveitamento nos cruzamentos e cabeceios, mas foi o Palmeiras que fez o terceiro pelo alto. Desta vez, Diego Souza se antecipou à marcação e completou de cabeça.

Até que no último minuto da etapa inicial, Armero ganhou jogada pela esquerda e rolou para Keirrison fazer mais um e dar boa vantagem ao Palmeiras. "Entramos desatentos no jogo, mas não perdemos o espírito de luta e mostramos maturidade. Conseguimos em cima deles e viramos", destacou o camisa 9 no intervalo.

A exemplo do primeiro tempo, o São Caetano começou o segundo com forte pressão ofensiva. Ao mesmo tempo, o time do ABC abriu espaço na defesa e também cedeu chances ao clube alviverde, que só não ampliou devido às boas intervenções do goleiro Luiz.

Com o decorrer do tempo, o Palmeiras tentou controlar a posse de bola, mas repetiu um velho erro. O time sofreu um contra-ataque mesmo estando à frente do placar e sofreu o terceiro gol, marcado por Vandinho. O lance renovou a postura do time anfitrião, mas não foi suficiente levar a equipe ao empate no Anacleto Campanella.

O jogo desta quarta deu início à mini-maratona que o Palmeiras tem pela frente nos próximos dias. São três jogos em menos de uma semana: além da partida desta quarta, o time recebe o Guarani no sábado, pelo Paulista, e o Colo-Colo na terça que vem, pela Copa Libertadores. Já o São Caetano volta a campo também no sábado diante do Botafogo-SP.

SÃO CAETANO 3 X 4 PALMEIRAS

Data: 25/02/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Árbitro: Luiz Quirino da Costa (SP)
Auxiliares: Mario Nogueira da Cruz e Luiz Carlos Ramos Júnior (SP)
Público: 5.436 torcedores
Renda: R$ 133.620,00
Cartões amarelos: Vandinho, Diogo Orlando, Gerson, Marco Aurélio (SC); Pablo Armero, Edmílson, Willians, Diego Souza, Pierre, Fabinho Capixaba (PAL)
Gols: Luan, aos 3min, Marcelo Batatais, aos 10min, Keirrison, aos 12min e aos 47min, Edmílson, aos 23min, Diego Souza, aos 32min do primeiro tempo; Vandinho, aos 34min do segundo tempo

São Caetano
Luiz; Amarildo, Marco Aurélio (Cascata) e Marcelo Batatais; Gerson (Éverton Ribeiro), Diogo Orlando, Ademir Sopa, Vandinho e Vando; Luan e Tuta (Zé Eduardo)
Técnico: Osvaldo Alvarez

Palmeiras
Marcos; Maurício Ramos, Edmílson e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Diego Souza (Sandro Silva), Cleiton Xavier (Jumar) e Pablo Armero; Willians (Lenny) e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host