UOL Esporte Futebol
 
18/02/2009 - 22h45

Americano só precisa de 20 minutos para bater Santa Cruz por 2 a 0

Do UOL Esporte
No Recife
Pelo terceiro ano consecutivo, o Santa Cruz estreou com derrota na Copa do Brasil e complicou as chances de classificação para a segunda fase. Sonolento nos primeiros 20 minutos de jogo, a equipe comandada por Márcio Bittencourt foi derrotada por 2 a 0 pelo Americano, em Campos-RJ, nesta quarta-feira à noite.

Se o Santa Cruz pretendia segurar o time da casa durante os primeiros 20 minutos, a fim de evitar a pressão inicial, logo aos 2 minutos o objetivo foi por terra abaixo. Kieza desceu ao ataque e fez uma bela assistência a Éberson, que tocou na saída de André Zuba para fazer 1 a 0 Americano.

O Santa Cruz chegou pela primeira vez com perigo em uma cobrança de falta de longe do zagueiro Sandro,aos 15 minutos. A bola pegou uma curva e obrigou o goleiro Jéferson a defender de forma estranha, com o peito, e botar para escanteio. Na sequência, Parral tentou de cabeça, mas jogou longe.

O time do Recife até que jogava com personalidade e começava a equilibrar as ações. O problema é que sua defesa parecia com sono. Aos 20 minutos, uma troca de passes dos defensores do Santa Cruz acabou com a bola nos pés de Kieza. Mais uma vez, o jogador do Americano desceu e tocou para trás. Éberson entrou livre na área e tocou para as redes, sem chances para André Zuba.

Aos 34 minutos, o técnico Márcio Bittencourt resolveu arriscar. Como já perdia por 2 a 0, tentou colocar o Santa Cruz no ataque e sacou um dos três zagueiros, Sandro, para a entrada do atacante Pedro Henrique.

Não deu muito resultado. Aos 39, o Tricolor escapou de levar o terceiro gol. Ernani pegou na intermediária, teve toda a liberdade para avançar e arriscou o chute. A bola acertou o travessão e caiu nas mãos de André Zuba.

O Santa Cruz teve duas chances depois dos 40 minutos, em duas cobranças de escanteio. Na primeira, aos 43, Thiago Matias mandou de cabeça e o zagueiro Carlão tirou de cima da linha. Um minuto depois, Márcio escorou e a bola bateu no travessão de Jéferson.

"A gente entrou meio desatento no jogo, não podia. Tomamos um gol com menos de cinco minutos e isso dificulta muito. Depois, do meio pro final, melhoramos e equilibramos o jogo. Vamos esperar que o Márcio faça alguma coisa para que a gente consiga pelo menos um gol, que é muito importante na Copa do Brasil", comentou o goleiro André Zuba, ao término do primeiro tempo.

No segundo tempo, no entanto, o Santa Cruz não conseguiu diminuir o placar. A equipe pernambucana teve algumas chances de marcar, mas também cedeu algumas oportunidades de gol para o time da casa.

Com a derrota por 2 a 0, o Tricolor pernambucano não poderá sofrer gol no jogo de volta, senão precisará marcar quatro tentos para sair com a classificação. Se repetir o placar, a decisão irá para a disputa de pênaltis.

AMERICANO 2 X 0 SANTA CRUZ

Americano/RJ
Jéferson, Élson, Carlão e Caboclo; Gil, Kim, Siller, Ernani e Diego Salles; Éberson e Kieza
Técnico: Toninho Andrade

Santa Cruz
André Zuba; Thiago Matias, Sandro (Pedro Henrique) e Leandro Camilo; Parral, Vágner, Bilica, Leandro Gobatto e Adilson; Márcio Barros e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt

Data: 18/02/2009 (quarta-feira)
Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Marcos Antônio Moreira Colodetti (ES)
Cartão amarelo: Kieza (Americano), Bilica, Pedro Henrique (Santa Cruz)
Gols: Éberson, aos 2 e 21 minutos do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host