UOL Esporte Futebol
 
15/01/2009 - 08h28

Atlético de Leão inicia 2009 só com 2 titulares do ano passado

Bernardo Lacerda e Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
O Atlético-MG tem uma nova cara em 2009. Em relação à equipe escalada pelo treinador Marcelo Oliveira para a última partida do Brasileirão, contra o Grêmio, em Porto Alegre, apenas os zagueiros Leandro Almeida e Welton Felipe permaneceram no time titular dos dois primeiros coletivos comandados pelo técnico Emerson Leão.

Bernardo Lacerda/UOL Esporte
Bernardo Lacerda/UOL Esporte
Leandro Almeida foi um dos dois que conseguiu manter vaga de titular com Leão
ATLÉTICO EM JEJUM CONTRA RIVAL
LEÃO CONFIRMA ESQUEMA 3-5-2
Na ocasião, o Atlético-MG entrou em campo com Édson; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Elton, Márcio Araújo e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Castillo. Desses 11 atletas, além de Leandro Almeida e Welton Felipe, o goleiro Edson, o lateral-direito Sheslon, o volante Márcio Araújo e o atacante Pedro Paulo também estão relacionados para a viagem ao Uruguai.

O meia-atacante Renan Oliveira é outro que segue no elenco atleticano, mas está na seleção brasileira sub-20 e não participa da pré-temporada, nem do Torneio Verano, que será disputado no Uruguai, a partir do próximo sábado. Os outros quatro jogadores já deixaram o clube: César Prates, Nen, Elton e Castillo.

Nos dois coletivos comandados por Leão, que deve mandar a campo no clássico contra o Cruzeiro a mesma formação, o time teve Juninho, Marcos, Leandro Almeida e Welton Felipe; Carlos Alberto, Rafael Miranda, Renan, Júnior e Thiago Feltri; Éder Luís e Diego Tardelli.

Para Leandro Almeida, a manutenção dos dois zagueiros na equipe titular é resultado do bom desempenho na reta final de 2008, visto de longe pelo novo treinador. "A gente já adquiriu a confiança do professor Leão, que estava fora, mas sempre acompanhando o nosso grupo e viu que eu e Welton Felipe acabamos bem o ano", afirmou.

As mudanças implantadas por Leão começam pela adoção do esquema 3-5-2. Na nova formação tática, o zagueiro Marcos retornou à equipe. Segundo Leandro Almeida, a volta do experiente companheiro trará uma voz de liderança em campo.

"O Marcão está voltando à equipe, é um líder ali dentro e acho que estava faltando na nossa equipe um cara que chama a atenção, um cara que cobra, e isso é bom", salientou.

Contratados para a temporada de 2009, os volantes Renan e Carlos Alberto, que ganhou a condição de ala, o lateral-esquerdo Júnior, aproveitado no meio-campo, e o atacante Diego Tardelli já figuram entre os titulares de Leão. Apenas o meia-atacante Lopes, que não disputa uma partida oficial desde outubro, e o volante Junior, único contratado sem o aval do novo técnico, não tiveram espaço entre os 11.

O atacante Eder Luís e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, que retornaram de empréstimo junto a São Paulo e Goiás, respectivamente, também ganharam espaço no time principal de Leão.

Já o volante Rafael Miranda e o goleiro Juninho estavam no elenco em 2008, mas, por estarem em tratamento de lesões, ficaram de fora do último jogo do Brasileirão. Rafael Miranda, segundo o médico do clube, Rodrigo Lasmar, já tinha condição de jogo, mas a opção foi poupá-lo e esperar a pré-temporada de 2009. Enquanto Juninho vinha em recuperação de uma hérnia de disco.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host