UOL Esporte Futebol
 
22/12/2008 - 11h36

Futebol brasileiro bate recorde de transferências, com 1.176 negociações

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro (RJ)
O Brasil encerrou a temporada com um aumento nas transferências internacionais de futebol em relação a 2007. Apenas em 2008, segundo cifras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram 1.176 jogadores encaminhados a clubes do exterior, número que é 8,4% maior do que no último ano, com 1.085.

Segundo o jornal Extra, este é o maior número de negociações internacionais na história do futebol brasileiro. A medição registra uma evolução nesta marca desde 2005, quando 804 jogadores deixaram o país. Em 2006, foram 851 e, um ano depois, registrou-se o maior aumento percentual.

Além disso, a atual marca é quase o dobro do que se registrava há dez anos (530 transferências) e treze vezes superior ao que foi registrado há 30 anos (87).

O balanço mostra que a maior parte das negociações segue acontecendo com clubes europeus, que totalizaram 762 jogadores brasileiros em seus clubes. A Ásia apresenta a segunda maior marca, com 222.

Em meio a jogadores de peso que vão à Itália, Espanha e Inglaterra, a curiosidade é que Portugal dominou o número de brasileiros contratados. Foram 209 jogadores que chegaram ao país, sendo que a Alemanha está na segunda posição, de forma distante, com 58.

Um dos motivos para a alta taxa de contratações deste tipo está nas condições econômicas, que normalmente são melhores do que os jogadores podem encontrar dentro do Brasil. No entanto, o governo já tem tentado emplacar leis que evitem o êxodo, dando vantagens aos clubes formadores.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host