UOL Esporte Futebol
 
21/12/2008 - 10h22

Manchester sofre, mas confirma favoritismo e bicampeonato mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Manchester United teve mais problemas que o esperado, mas conquistou o Mundial de Clubes na manhã deste domingo, em Yokohama. O time inglês venceu a LDU, do Equador, por 1 a 0, confirmou o amplo favoritismo e garantiu o título de melhor time do mundo na temporada 2008. O gol de Wayne Rooney, marcado aos 28min do segundo tempo, mostrou que o Manchester não conquistou a marca por acaso. O meia Anderson e o lateral-direito Rafael representaram o Brasil na final do torneio.

VITÓRIA SUADA DO MANCHESTER
Kazuhiro Nogi/AFP
Astro Cristiano Ronaldo mostrou toda a sua habilidade sobre os equatorianos da LDU...
Crédito
... mas a expulsão de Vidic e a falta de gols preocuparam o treinador Alex Ferguson...
Kazuhiro Nogi/AFP
... até que a precisão de Rooney resolveu o jogo para o Manchester, campeão mundial.
VEJA AS FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA DO MUNDIAL DE CLUBES
TEVEZ ENGROSSA O CURRÍCULO
QUEM FOI MELHOR NO MANCHESTER?
O QUE VOCÊ ACHOU DA VITÓRIA?
COMENTÁRIO DO JUCA KFOURI
Em um espaço de seis meses, a equipe foi campeã do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões, além do Mundial de Clubes. O triunfo sobre os equatorianos garante o segundo título mundial para Sir Alex Ferguson e para o clube inglês. O treinador já havia levado o Manchester ao topo do mundo em 1999, após vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras (na época o torneio ainda não tinha a chancela da Fifa).

Outro grande personagem da final foi Cristiano Ronaldo. O astro português completa um ano não somente de grande destaque individual, mas também de glórias por sua equipe. O meia-atacante foi determinante para as conquistas do Manchester United na última temporada. Ele foi o destaque do time de Old Trafford na campanha vitoriosa na Liga dos Campeões e no Campeonato Inglês - o camisa sete foi artilheiro dos dois torneios.

A LDU, por sua vez, falhou na decisão do Mundial. Na despedida do treinador Edgardo Bauza - o argentino já havia anunciado que deixaria a equipe após o Mundial - a equipe equatoriana deixou escapar a vitória no jogo mais importante da sua história. Os campeões da Libertadores tiveram oportunidades para confirmar a zebra, principalmente após ficarem em vantagem numérica dentro de campo, mas não conseguiram.

O jogo

Apesar de todo o favoritismo inglês, a primeira chance clara foi da LDU aos 3min, com Campos. Aos poucos, a melhor técnica do Manchester começou a prevalecer. Com bom toque no meio-de-campo, os ingleses deram o primeiro susto aos 9min, com belo chute de Wayne Rooney. Dez minutos depois, foi a vez de Carlos Tevez tentar de cabeça. O goleiro Cevallos fez outra excelente defesa.

A partir dos 20min, o jogo ficou mais equilibrado, mesmo com o Manchester ainda dominando as ações no meio de campo e com maior posse de bola. A dupla Rooney-Tevez funcionava bem e, após tabela entre os atacantes, o sul-coreano Park testou mais uma vez o goleiro da LDU, que respondeu bem, aos 35min. Cevallos continuou firme no jogo, mas a LDU terminou o primeiro tempo sem incomodar muito o gol de van der Sar.

As coisas pareciam que iriam se complicar para o Manchester United, quando Vidic perdeu a cabeça, deu uma cotovelada em Bieler e foi expulso, aos 4min da segunda etapa. A partir de então, a LDU tomou o controle do jogo e passou a ter mais posse de bola que os adversários. Sem pressa, os equatorianos deram trabalho à zaga do Manchester, que teve a entrada do jovem Evans.

ÚLTIMOS CAMPEÕES MUNDIAIS
Manchester United-ING*2008
Milan-ITA*2007
Internacional-BRA*2006
São Paulo-BRA*2005
Porto-POR2004
Boca Juniors-ARG2003
Real Madrid-ESP2002
Bayern de Munique-ALE2001
Corinthians-BRA* e Boca Juniors-ARG2000
* campeões em edições organizadas pela Fifa
MAIS NOTÍCIAS SOBRE FUTEBOL
Quando os sul-americanos pareciam tomar conta do jogo, o Manchester United chegou ao gol, com a ajuda fundamental de Cristiano Ronaldo. O português chamou a atenção dos defensores adversários e tocou para Rooney, que sem marcação, chutou cruzado e venceu o goleiro Cevallos, aos 28min.

Com a vantagem, Alex Ferguson preferiu apostar na experiência. O brasileiro Rafael deixou a equipe para a entrada do veterano Gary Neville. Com boa atuação, Anderson também foi substituído nos minutos finais. A LDU tentou com um belo chute de Manso, aos 43min, mas não conseguiu bater van der Sar. O Manchester controlou bem o jogo a partir de então e garantiu o título.

Na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, o Gamba Osaka venceu o Pachuca, do México, por 1 a 0. Os japoneses chegaram à vitória embalados pela torcida local, em partida disputada em Tóquio. O gol da vitória saiu aos 29min do primeiro tempo, quando Yamazaki marcou após belo passe de Bando.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host