UOL Esporte Futebol
 
19/12/2008 - 09h22

Oitavas-de-final da Liga dos Campeões marca choque entre gigantes

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O sorteio para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões, realizado nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, colocou frente a frente equipes consideradas favoritas ao título logo na primeira fase do mata-mata da competição. Alguns gigantes, que tiveram desempenho irregular na etapa de grupos, protagonizam confrontos que antes do início da maior competição entre clubes do mundo poderiam ser esperados em uma final.

SORTEIO DAS OITAVAS DA LIGA
AFP
O Barcelona irá enfrentar o Lyon, rival que tem pouca tradição em torneios europeus
Chelsea x Juventus
Villareal x Panathinaikos
Sporting x Bayern de Munique
Atlético de Madri x Porto
Lyon x Barcelona
Real Madrid x Liverpool
Arsenal x Roma
Inter de Milão x Manchester United
QUAL SERÁ O MELHOR CONFRONTO?
PÁGINA ESPECIAL DA COMPETIÇÃO
C. RONALDO EVITA FALAR DO REAL
VAGNER LOVE QUER O REAL MADRID
Os badalados times ingleses foram os que menos tiveram motivos para celebrar. O quarteto do país terá pela frente rivais que já venceram ou pelo menos foram finalistas da principal competição interclubes.

Atual campeão da Liga e do Campeonato Inglês, o Manchester United terá pela frente um aguardado confronto contra a Inter de Milão, duas vezes vencedora da Liga. O duelo marcará o reencontro entre Alex Ferguson e José Mourinho, e será um "castigo" para o atual tricampeão italiano que vacilou nos últimos jogos da primeira fase e amargou o segundo lugar do grupo B.

Já o Liverpool jogará contra o Real Madrid, simplesmente o maior vencedor da competição, com nove títulos. Dono de cinco troféus, a equipe inglesa superou os espanhóis no duelo mais notável entre eles: a final da própria Liga dos Campeões, em 1981.

Vice-campeão na última edição, o Chelsea enfrentará a Juventus, duas vezes campeã da Liga, em duelo precoce para continuar vivo na competição. O time de Luiz Felipe Scolari teve campanha aquém do esperado no grupo A, em que terminou na segunda colocação. O desempenho da Juventus no chave H, em que deixou para trás o Real Madrid, pouco fez diferença, já que os italianos irão enfrentar uns dos melhores times da Inglaterra.

O confronto entre Arsenal e Roma, vice-campeão da Liga em 1984, promete ser um dos duelos mais equilibrados da fase. As duas equipes têm desempenhos irregulares em suas respectivas ligas locais e, por isso, a divisão de forças. Os italianos, no entanto, foram muito bem na primeira fase, em que tomaram o primeiro lugar do Chelsea no Grupo A. A equipe de Arsene Wenger teve mais dificuldades para chegar às oitavas, após ficar atrás do Porto no Grupo G.

Os portugueses não terão adversário fácil, mesmo depois de ter deixado o Arsenal para trás. O Porto irá enfrentar o Atlético de Madri, que fez boa campanha na primeira fase. Apesar de ter ficado atrás do Liverpool no Grupo D, os espanhóis experimentam bom momento.

O Villareal foi a equipe que recebeu o maior prêmio do sorteio. A equipe espanhola terminou na segunda colocação do Grupo E, atrás do Manchester United, mas irá enfrentar o Panathinaikos, em tese, um confronto considerado mais fácil. Entretanto, os gregos estão embalados após a primeira posição do Grupo B.

Favoritos com facilidade na etapa

O Bayern de Munique, pelo menos na teoria, terá o adversário mais tranqüilo nas oitavas-de-final. Os alemães, que garantiram o primeiro lugar no Grupo F na última rodada, após vitória sobre o Lyon, irão enfrentar o Sporting. O time português terá que melhorar para ter chances de eliminar o tradicional Bayern.

O Barcelona, por sua vez, também não deve ter muitos desafios para conquistar a classificação para as quartas-de-final. Os comandados de Pep Guardiola pegam o Lyon, que é muito forte na liga local, mas tem pouca tradição em competições européias.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host